Alterações climáticas

Imprimir Partilhar
As Alterações Climáticas constituem uma das ameaças ambientais, sociais e económicas que o planeta e a humanidade enfrentam na atualidade, e consequentemente, a nível nacional e municipal.
A problemática do aquecimento global, é hoje uma realidade assumida e uma preocupação que se tornou constante e que não pode ser escamoteada nem à qual podemos ser alheios, tais as evidências que a própria Natureza nos faz questão de trazer, através da ocorrência de eventos climáticos extremos, cujas consequências têm sido de ordem diversa, quer ambientais como sociais e económicas.
Estamos assim confrontados com a necessidade de, num esforço coletivo, criarmos condições que nos permitam mitigar os efeitos, preparando o município e as suas populações, através de uma Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas. 
Assim, a EMAAC foca-se na identificação de opções e ações de adaptação planeada que visem promover a minimização dos efeitos das alterações climáticas. A partir da identificação e priorização das atuais vulnerabilidades e riscos climáticos, o Município procura promover um conjunto integrado de opções de adaptação para responder não apenas ao clima futuro, mas igualmente aos diferentes impactos climáticos já observados.
Espinho, integrado no conjunto dos 17 municípios que compõem a AMP, pretende dar o seu contributo para, em conjunto e de forma solidária, estarmos preparados para enfrentar os desafios futuros, decorrentes desta temática, naturalmente respeitando a realidade geográfica e as características intrínsecas a cada um dos concelhos.
Os nossos cerca de 7 Km de frente Atlântica e os fenómenos expectáveis para o município, nomeadamente a ondulação forte, a subida do nível das águas do mar, precipitação excessiva, cheias e inundações, ondas de calor e ventos fortes a que estamos sujeitos, trazem para a ordem do dia a necessidade de criarmos um instrumento que permita que, através de uma estratégia adaptada à nossa realidade, possamos prevenir a população e o território, contra os efeitos nefastos, decorrentes desta temática, cada vez mais premente e atual.
O documento agora elaborado, encerra em si a esperança de que toda a população de Espinho responda numa dinâmica coletiva, desafiando a que todos e cada um permaneçam conscientes que importa preparar o futuro.
Espinho merece...



Ficheiro Relacionado: EMAAC (3.44 MB)
Ler mais