Proteção Civil

Presidente da Câmara convocou Conselho Municipal de Segurança

A presidente da Câmara Municipal de Espinho, Maria Manuel Cruz, convocou o Conselho Municipal de Segurança, na sua versão reduzida, com o objetivo de avaliar os recentes acontecimentos nas praias de Espinho, de se inteirar da articulação existente entre as forças e serviços de segurança e de proteção civil e colocar à discussão outros assuntos de segurança pertinentes.

Assim, foi possível concluir que, apesar do mediatismo e do aparato, até ao momento não se registou qualquer situação grave nas praias do concelho e na zona de responsabilidade da Autoridade Marítima, e não existe qualquer recorrência ou interligação entre os poucos casos registados. Os meios operacionais têm estado disponíveis dentro das limitações de recursos transversais a todo o país, mas têm reagido sempre atempadamente e com os recursos necessários.

Comparativamente com outros concelhos, Espinho regista um reduzido número de ocorrências, tanto de ordem pública como de assistência a banhistas e tem existido uma articulação permanente entre todas as entidades.

Nesta reunião estabeleceu-se também um compromisso com a PSP para a criação de dois grupos de trabalho, um destinado à recolha de contributos para a revisão da postura municipal de trânsito em alguns pontos do concelho, e outro relativamente a existência de carros abandonados, permitindo melhorar ambas as situações no médio prazo.

O Conselho Municipal de Segurança é uma entidade de âmbito municipal com funções de natureza consultiva, de articulação, coordenação, informação e cooperação, cujos objetivos, composição e funcionamento são regulados em lei, a quem compete, entre outros aspetos, analisar e avaliar as situações de potencial impacto na segurança ou no sentimento de segurança das populações.