"Palavras Salpicadas pelo Índico" apresentado na Biblioteca Municipal

Este sábado passado (1 de junho), a Biblioteca Municipal José Marmelo e Silva recebeu a apresentação do livro "Palavras Salpicadas pelo Índico”, da autoria de João Segundo. A sessão contou com a presença do autor, natural da Beira, Moçambique, e atualmente residente em Espinho há cerca de cinco anos.

A abertura da sessão esteve a cargo de José Mário Cachada, Chefe de Divisão de Educação e Cultura da Câmara Municipal de Espinho, em representação da Presidente da Câmara.

"Palavras Salpicadas pelo Índico” é um livro de poesia que reúne poemas que refletem as vivências do autor em Moçambique e Portugal. João Segundo nasceu em dezembro de 1952, na cidade da Beira, e viveu em diversos pontos do país, devido à profissão do seu pai como maquinista dos Caminhos de Ferro da Beira. Após a descolonização, mudou-se para Lisboa, onde se licenciou em Gestão e fez uma Pós-Graduação em Finanças. Atualmente, encontra-se aposentado e reside em Espinho.

O livro, com prefácio do poeta Luís Correia Mendes, é descrito como uma "viagem oceânica pela Casa da Poesia de João Segundo”, onde o autor explora "afetos e emoções” através de uma "profunda inteligência emocional e social”. A obra também é elogiada pela forma como une "dois povos através de uma visão sociológica e antropológica empolgantes”.

A apresentação do livro "Palavras Salpicadas pelo Índico” foi um sucesso de público, que marcou presença na Biblioteca Municipal José Marmelo e Silva para ouvir os poemas de João Segundo e conhecer um pouco mais sobre a sua história de vida.