Município representado na VI Reunião Anual de Presidentes Mutualistas

A Câmara Municipal de Espinho esteve presente na VI Reunião Anual de Presidentes Mutualistas, que decorreu no passado dia 27 de janeiro, no Hotel Solverde. O evento, organizado pela União das Mutualidades Portuguesas (UMP), contou com a participação de dirigentes de associações mutualistas de todo o país, que debateram os principais desafios do setor.

A vereadora da Câmara Municipal de Espinho, Lurdes Rebelo, destacou o papel das mutualidades nas comunidades locais, salientando a sua importância na prestação de cuidados de saúde, na promoção da inclusão social e na dinamização da economia social. A autarca elogiou ainda o trabalho da UMP na defesa dos interesses e valores do movimento mutualista, que representa mais de um milhão de associados em Portugal. "Da nossa parte, continuaremos a ter-vos como parceiros, como parte integrante da rede social que queremos cada vez mais próxima, mais interventiva, mais cuidadora. Parceiros que sempre nos lembram que os problemas de cada um são e serão sempre problemas de todos! Parceiros que nos ajudarão a cumprir o nosso objetivo maior: continuar a contruir em Espinho a consciência de que uma comunidade só faz sentido quando todos estivermos ao serviço da comunidade", disse.

A reunião contou também com a intervenção da Secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes, que encorajou as mutualidades a continuarem a contribuir para termos "mais e melhor Estado Social".

Entre os oradores convidados, estiveram o ex-Bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, que defendeu a cooperação entre o Estado e o Setor Social na saúde, o responsável pelas estatísticas e bases de dados da CASES, Eduardo Pedroso, que apresentou os dados económicos do setor mutualista, e o diretor-executivo do CEIS, Nuno Silva, que anunciou o programa de formação para as organizações sociais para 2024.

O Presidente da UMP, Luís Alberto Silva, lançou um apelo à ousadia dos dirigentes mutualistas, incentivando-os a investir, a criar novas respostas e equipamentos e a ter arrojo nas suas ações.