Urbanismo

Identifique os seus terrenos com a nova app BUPi

Agora já pode utilizar a nova aplicação móvel do Balcão Único do Prédio (iOS e Android) para facilmente identificar os limites das suas propriedades ou das dos seus familiares, bastando, para tal, dirigir-se aos terrenos a georreferenciar.

A eBUPi - Estrutura de Missão para a Expansão do Sistema de Informação Cadastral Simplificado, disponibilizou, no início deste mês, a primeira versão da aplicação móvel do Balcão Único do Prédio, a app BUPi.

Desenvolvida com o objetivo dotar os proprietários de uma ferramenta que lhes permita capturar no local as coordenadas geográficas dos terrenos, a app BUPi permite, assim, a criação de um polígono a partir da configuração obtida pela demarcação dos limites das propriedades, que pode ser integrado na plataforma Balcão Único do Prédio como esboço e, posteriormente, confirmado pelo Técnico Habilitado no Balcão BUPi no decorrer de todo o processo de registo.

Como utilizar a App BUPi?
1- Descarregue a app BUPi;
2- Marque os vértices da sua propriedade;
3- Guarde o seu terreno;
4- Partilhe a informação sobre o seu terreno.

A identificação e o registo de terrenos rústicos e mistos são obrigatórios para a generalidade dos atos que implicam a transmissão da propriedade ou uma operação de estruturação fundiária, nomeadamente compra, venda, arrendamento, desanexação e emparcelamento de propriedades, e não implicam qualquer agravamento de impostos. Assim, se pretender vender o seu terreno, é obrigatório que este esteja identificado e registado na Conservatória.

Para além de obrigatório, todo o processo é gratuito.