Estágio com Seleção Inglesa de Boccia

A atual campeã do mundo e número 1 do ranking mundial de Boccia na classe BC2 feminina, a inglesa Claire Taggart, esteve na Nave Polivalente de Espinho para participar num estágio com os atletas do projeto de desporto adaptado do município.

Este evento, que decorreu entre os dias 20 e 22 de fevereiro, permitiu aos participantes uma significativa troca de experiências para perceberem como é desenvolvido o trabalho com uma atleta de topo mundial e que é uma das principais candidatas a alcançar uma medalha paralímpica. Considerando a hipótese de 2 atletas integrados no projeto poderem ser convocados para os jogos paralímpicos de Paris 2024, esta foi também uma semana importante na sua preparação, permitindo fazer um balanço do seu nível e ajustar alguns aspetos no desenvolvimento do seu trabalho. A realização deste estágio, surge também da vontade de Glynn Tromans, um dos treinadores da seleção inglesa, em perceber como é que o município pode ser um elemento ativo no desenvolvimento e captação de atletas para o desporto adaptado e de que forma é que o mesmo pode estar envolvido no movimento paralímpico. Nesta sequência, Glynn considerou muito interessante a abrangência que a modalidade tem no município, direcionando-se não apenas para as pessoas com deficiência como também para os seniores.

A presença da atleta inglesa insere-se no plano de desenvolvimento dos atletas integrados no projeto de desporto adaptado desenvolvido pelo município que alcançaram no passado fim de semana classificações importantes no campeonato regional de boccia de pares e equipas. Tanto a equipa BC1/BC2 formada por André Ramos, João Pinto e Ana Catarina Correia como o par BC4/BC5 formado por Manuel Cruz e Herlander Correia venceram todos os jogos da competição tornando-se assim Campeões Regionais Norte.

Este resultado vem premiar mais uma vez todo o trabalho desenvolvido no âmbito do programa "Desporto para Todos", que apesar de ter na sua base a oferta desportiva para as pessoas com deficiência, consegue também preparar os atletas para participarem em provas federadas com ótimo desempenho, aumentando assim a dimensão inclusiva e de igualdade de oportunidades.