Conferências/Colóquios

Espinho recebe o primeiro CPLP: Diáspora e Juventude em Portugal

Entre os dias três e quatro de julho, a cidade de Espinho recebeu o Encontro "CPLP: Diáspora e Juventude em Portugal – Participação, desafios e oportunidades 2023", em parceria com o Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ, I.P.), no FACE - Fórum de Arte e Cultura de Espinho.

Esta iniciativa contou com a participação do Secretário-Geral da Conferência de Ministros da Juventude e do Desporto, Vítor Pataco, com o Secretário-Geral do Fórum da Juventude da CPLP, Rui Oliveira. O primeiro dia foi marcadamente pautado pelas perspetivas dos jovens da diáspora da CPLP em Portugal, numa apresentação e discussão que se revelou totalmente gratificamente para todos os participantes. O Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, gostaria que «Portugal continuasse a ser considerado como um país acolhedor, porque precisa muito de uma comunidade emigrante forte. Quisemos fazer este momento para ouvir, de viva voz, os vossos principais problemas», referiu «Deixo o desafio para a criação de uma associação que represente estes jovens, para fazer valer a sua força perante o Estado.»

No segundo e último dia deste encontro, não deixaram de marcar presença a Presidente da Câmara Municipal de Espinho, Maria Manuel Cruz, que realça que "neste momento, esse é o nosso principal foco - estabelecer canais de comunicação, incentivar o diálogo e promover a participação. E isso é também muito daquilo que deve ser a nossa relação com a diáspora da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, esta grande família espalhada pelo mundo que partilha a língua da Camões. Por isso, é realmente um prazer podermos receber-vos a todos em Espinho, especialmente neste ano onde o tema da Juventude é ainda mais relevante. Espero que estas Jornadas Mundiais da Juventude possam ser também um momento de Encontro de Culturas e Religiões e estou certa que este diálogo sobre as diferenças será mais um contributo para que, através dos nossos jovens e da nossa juventude, possamos construir uma sociedade mais justa, tolerante e integradora".

Estiveram também presentes a Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, o Presidente da Fundação das Jornadas Mundiais da Juventude Lisboa 2023, D. Américo Aguiar. Houve lugar a debate em mesa redonda sobre o "Encontro de culturas e religiões: Diálogo das diferenças e Juventude".

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto dirigiu-se a todos os presentes, principalmente ao público mais jovem, ressalvando o sucesso do encontro.