Comemorações

Espinho assinalou os seus 50 anos de elevação a cidade

O Município de Espinho celebrou, no passado dia 16 de junho, o seu 50º aniversário de elevação a cidade.

As comemorações desta data histórica tiveram início com o hastear de bandeira nos Paços de Concelho, ao qual se seguiu a Sessão Solene, que este ano se realizou no Largo Dr. José Oliveira Salvador (frente à Câmara Municipal).

A personalidade distinguida nesta sessão solene, foi Elsa Tavares, que recebeu a Medalha de Honra da Cidade e o Título de Cidadã de Espinho. Trata-se da primeira mulher presidente da Câmara Municipal de Espinho. A ex-autarca, conta com 87 anos de idade e foi presidente da autarquia após a morte de Lito Gomes de Almeida. Professora do ensino básico de formação académica, foi ainda chefe de uma companhia de seguros, tendo enveredado pela política, no idealismo do PPD de Francisco Sá Carneiro.

Durante a cerimónia, foram ainda homenageadas e chamadas ao palco mais de 50 personalidades, desde ex-autarcas, empresários, políticos e figuras bem conhecidas do povo. As memórias/declarações destas personalidades a respeito dos últimos 50 anos da cidade de Espinho, podem ser "visitadas" na exposição patente ao longo da Alameda 8, em diversos painéis dispostos pelo passeio junto à ciclovia.

Destaque ainda para o momento musical protagonizado pela Escola Profissional de Música de Espinho, que marcou o início da cerimónia.

Lista dos homenageados da cerimónia dos 50 anos de elevação de Espinho a cidade

Pelo seu contributo na vida política, democrática e pelo exercício da cidadania ativa:
Abel Gonçalves
Alfredo Rocha
Américo Castro
Artur Faustino
Graça Guedes
Joaquim Manuel Sousa
José Mota
Júlio Silva-Grenha
Manuela Aguiar
Rosa Maria Albernaz