Cinema

"Bestia" foi o grande vencedor do CINANIMA 2022

Curta-metragem chilena, de Hugo Covarrubias, arrecadou o Grande Prémio CINANIMA 2022 - Curtas-metragens - Prémio Cidade de Espinho
"A força e a vitalidade da animação portuguesa ficaram bem visíveis aqui em Espinho, com esta sala do Centro Multimeios permanentemente cheia e com toda uma nova geração de jovens entusiastas pela animação e pela arte.", referiu Miguel Reis, presidente da Câmara Municipal de Espinho, no seu discurso.
A 46º edição do CINANIMA foi mais uma edição de grande excelência e de grande qualidade, fruto de um trabalho conjunto da Cooperativa Nascente e também do Município de Espinho.
A noite começou com uma homenagem póstuma a António Cavacas, um homem da cultura e um dos grandes rostos da história do CINANIMA e de Espinho.
Seguiu-se depois o tão esperado anúncio dos vencedores deste ano. A curta-metragem de 15 minutos chilena "Bestia", realizada por Hugo Covarrubias, venceu o Grande Prémio CINANIMA 2022 - Curtas-metragens - Prémio Cidade de Espinho.
O Prémio Especial do Júri foi atribuído a "Tiny Man", de Aude David e Mikaël Gaudin, enquanto o Prémio Alves Costa para a melhor curta até oito minutos foi para "Don't Die on Me", de Ori Goldberg.
O melhor filme de publicidade ou informação da edição deste ano foi "#BinaryGenderNorm: Girls", de Bernardita Ojeda Salas e Cristián Freire Azzarelli, cabendo a "O Homem do Lixo", de Laura Gonçalves, o galardão de melhor documentário de animação.
Já nas longas-metragens, o Grande Prémio CINANIMA 2022 foi atribuído a "Os Demónios do Meu Avô", um filme de autoria de Nuno Beato com argumento de Possidónio Cachapa e Cristina Pinheiro.
Na competição nacional, o Prémio António Gaio para o melhor filme coube também a "O Homem do Lixo", enquanto o Prémio Jovem Cineasta Português, na categoria até 18 anos, foi para "A Cerejeira Mágica", de Graça Gomes e das escolas participantes do Projecto Pequeno Cinema. O filme "Duo", de João Levezinho, venceu na categoria de mais de 18 anos.
Esta 46ª edição do CINANIMA - Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho, decorreu entre os dias 7 e 13 de novembro e teve um total 107 filmes, proveninentes de 26 países, em competição. Na sua programação incluiu ainda várias masterclasses, simpósios e exposições/instalações.
A sessão de encerramento desta edição do CINANIMA, contou com a presença de Miguel Reis e Álvaro Monteiro, presidente e vice-presidente da Câmara Municipal de Espinho, respetivamente, bem como Vasco Ribeiro, presidente da Junta Freguesia de Espinho e Nuno Almeida, presidente da União de Freguesias Anta/Espinho.