Autarquia e LIPOR promoveram workshop de compostagem caseira

O Município de Espinho, numa iniciativa conjunta com a LIPOR, realizou na Biblioteca Municipal, no passado sábado (21 out.), um workshop de compostagem caseira destinado à população geral.

Esta iniciativa teve como objetivo ensinar os participantes sobre o processo de compostagem, que consiste em transformar os resíduos orgânicos produzidos nas habitações num adubo natural, que pode ser usado na agricultura ou na jardinagem.

Para a vereadora do executivo municipal, Lurdes Rebelo, a compostagem caseira é uma forma de reduzir o volume de resíduos enviados para os aterros sanitários, diminuindo assim o impacto ambiental.

O workshop foi conduzido por Luís Campos, técnico da LIPOR, que explicou aos participantes os princípios básicos da compostagem, os materiais necessários, as vantagens e os cuidados a ter. No final do workshop, cada participante recebeu gratuitamente um compostor, um balde para separar os resíduos orgânicos (como cascas de frutas, legumes, ovos, borras de café, folhas secas, etc.), e material de leitura com dicas e recomendações sobre o processo de compostagem.