Proteção Civil

Apresentação do Plano Municipal de Desfibrilhação Automática Externa

Foi apresentado o Plano Municipal de Desfibrilhação Automática Externa, de Espinho, numa sessão realizada na Biblioteca Municipal, no passado dia 1 de março - Dia Internacional da Proteção Civil

Este plano tem em vista a implementação de um programa público de desfibrilhação no nosso concelho, que na sua 1ª fase prevê a disponibilização de 9 equipamentos em locais estratégicos, bem como a formação imediata de 270 pessoas para que possam aprender suporte básico de vida e dessa forma estejam legal e tecnicamente habilitadas ao uso destes equipamentos (desfibrilhadores).

Os primeiros cursos arrancaram com a certificação do primeiro grupo de cerca de 50 pessoas, entre as quais: funcionários municipais (incluindo das escolas); agentes da Polícia de Segurança Pública; funcionários do Tribunal de Espinho.

Para a presidente da Câmara Municipal de Espinho, Maria Manuel Cruz, este é um programa de extrema importância para o município e para os espinhenses, que ajudará a combater o desfecho trágico das pessoas em situação cardiorrespiratória, juntando Espinho a uma extensa lista de municípios que já aderiram a estes programas.

Os cursos e os Programas Públicos de Desfibrilhação são regulado e certificados pelo INEM. (mais informação em https://www.inem.pt/category/entidades/programa-dae/)