Ana Del Rio - Momentos

O Museu Municipal de Espinho inaugurou no dia 28 de outubro a exposição Ana Del Rio - Momentos, que reúne mais de 70 obras da pintora espanhola, residente em Portugal desde o 25 de Abril.

A mostra, que contou com a presença da artista e amigos, bem como da presidente da Câmara Municipal de Espinho, Maria Manuel Cruz, pretende ser uma homenagem à carreira e à personalidade da artista plástica, que anunciou que esta será a sua última exposição individual.

Ana Del Rio nasceu em Santander, mas foi em Paris que se formou em pintura e conheceu o seu marido, Álvaro Cordeiro, um português exilado por razões políticas. Juntos, participaram em atividades culturais e sociais junto da comunidade portuguesa no Bidonville de Champigny. Após a revolução dos cravos, mudaram-se para Portugal, onde Ana Del Rio continuou a desenvolver a sua arte, marcada pela luz, pelas cores e pelas formas abstratas.

As suas obras, realizadas com diferentes técnicas e materiais, revelam a sua capacidade criadora, a sua força interior e as suas emoções estéticas. A pintora consegue criar telas carregadas de energia, que nos transportam para um universo delicado, íntimo e singular. A sua obra está presente em diversas coleções particulares em Espanha, França, Reino Unido e Portugal.

A exposição Ana Del Rio - Momentos estará patente nas Galerias Amadeo de Souza-Cardoso do Museu Municipal de Espinho até 20 de janeiro de 2024. É uma oportunidade única para conhecer o trabalho e a vida de uma artista que deixou a sua marca na pintura contemporânea.