Proteção Civil

A Terra Tremeu na Escola Básica de Silvalde

Pelas 11:14 da manhã do dia 14 novembro, "a terra tremeu" na Escola Básica de Silvalde e os alunos de três turmas participaram na simulação de sismo, adoptando os três comportamentos simples que os cidadãos devem adotar em caso de sismo, mas que podem salvar vidas - Baixar, Proteger, Aguardar. De seguida, foram "evacuados" para o exterior das instalações, de acordo com as indicações transmitidas pelos elementos da Proteção Civil.

"A Terra Treme", é um exercício público organizado anualmente pela ANEPC (Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil), cujo objetivo passa por estimular a sociedade civil numa atividade com a duração de 1 minuto, ocorrida à mesma hora em todo o país, colocando em prática os comportamentos que lhes podem salvar a vida e cuja adoção se revela fundamental.

Em Espinho foi coordenado pelo Serviço Municipal de Proteção Civil e contou com a participação dos Bombeiros do Concelho de Espinho, Polícia de Segurança Pública, Cruz Vermelha Portuguesa e Polícia Marítima. Estiveram ainda presentes nesta simulação a presidente da autarquia, Maria Manuel Cruz, bem como o presidente da Junta de Freguesia de Silvalde, José Teixeira, bem como o pessoal docente e não docente daquela instituição de ensino.