Cultura & Património

13º volume dos Cadernos d'Espinho apresentado ao público

Foi apresentado ao público, no passado sábado (20jan.), em sessão realizada na Biblioteca Municipal José Marmelo e Silva, o 13º volume dos «Cadernos d'Espinho».

Este novo livro, intitulado "Festas e Romarias - Devoção, Folia e Tradições", estão em grande destaque a Batalha das Flores, que marcou um período da história de Espinho, a Marcha Luminosa e, como não podia deixar de ser, as Festas em honra de Nª Srª d'Ajuda, originárias de um culto indissociavelmente ligado às cidades e populações que habitavam junto ao litoral e que assim buscavam proteção divina para embarcações, marinheiros, pescadores e outros ofícios expostos aos perigos do mar.

Este 13º volume dos Cadernos d'Espinho tem prefácio do antigo professor Francisco Azevedo Brandão, onde menciona que "Espinho, possuidor de belas praias, teve sempre a preocupação, desde meados do século XIX quando ainda era o simples lugar da Costa de Espinho, da freguesia de Anta, concelho da Feira, em oferecer aos veraneantes nacionais e estrangeiros as mais lindas festas e diversões assim como as condições mais confortáveis durante a época estival, testemunhados pela imprensa local, regional e nacional da época e mesmo de Espanha (…). Estas festas e diversões divulgadas em notícias, crónicas, reportagens e entrevistas, encomiásticas e elogiosas, fizeram com que centenas de veraneantes dos concelhos vizinhos e até do país começassem a afluir às suas praias, seguidas ao mesmo tempo de uma vasta colónia espanhola, originária de Madrid, Mérida, Cáceres, Salamanca, Palomar e Badajoz".

A sessão de apresentação do 13º volume dos Cadernos d'Espinho contou com as presenças do historiador Armando Bouçon, Luís Costa e Mário Augusto (jornalistas). Lurdes Rebelo e Leonor Lêdo da Fonseca, vereadoras do executivo municipal, também marcaram presença nesta sessão de apresentação, em representação da Câmara Municipal de Espinho.