Cultura
Imprimir Partilhar

XXVI Encontro Internacional de Estátuas Vivas de Espinho

23 Jun 2024
XXVI Encontro Internacional de Estátuas Vivas de Espinho
Data 23 Jun
Hora 15:30
Local: Praça Dr. José Salvador e Parque João de Deus
Preço: gratuito
Sessões: 15:30 às 18:00
O Encontro Internacional de Estátuas Vivas constitui um dos pontos altos de animação de rua da nossa cidade e é conhecido pelo seu carácter pioneiro e inovador que veio a inspirar e impulsionar dezenas e dezenas de Encontros semelhantes que acontecem por todo o país e por todo o mundo. Por se realizar no espaço público, de livre acesso, promove a aproximação da arte ao quotidiano, já que a criatividade e o rigor plástico das Estátuas Vivas não param de surpreender o público. O nível técnico e a singular beleza destas criações artísticas constituem uma imagem de marca deste evento, que irá marcar, nesta sua XXVI edição, a chegada do verão.

Nos dias 22 e 23 de junho, a praça Dr. José Oliveira Salvador e o Parque João de Deus voltarão a receber a magia da quietude e da imobilidade expressiva.

O Encontro tem início na noite de sábado dia 22, pelas 21:30 com o "Lu(g)ar de Estátuas" que este ano, em que se comemoram os 50 anos do 25 de Abril, tem como tema a Liberdade e reunirá, num ambiente feérico noturno, estátuas e outras surpresas que, seguramente, surpreenderão o público.

No dia 23, das 15:30 às 18:00, o Encontro Internacional de Estátuas Vivas contará com a presença de artistas portugueses, premiados em vários países, estrangeiros em estátuas individuais e de conjunto e, como sempre, com a participação de António Santos, recordista mundial em diversas áreas associadas à mobilidade expressiva.

O público poderá, como já vem sendo habitual, votar na sua estátua preferida, contudo, através de um novo sistema de votação: usando o telemóvel, cada pessoa fará a leitura do QR code, que estará disponível na placa de identificação da estátua na qual pretende votar, ficando o voto automaticamente registado.

Para isso, é importante que o público venha preparado com a aplicação do leitor de QR code, previamente instalada no telemóvel, para que possa votar e assim se amplie largamente o número de pessoas a participar na eleição do Prémio do Público.

Ler mais