XXI Encontro de Estátuas Vivas | 15h00

Local: Largo da Câmara Municipal Espinho
Largo da Câmara Municipal Espinho
11 jun. pelas 15h00 - Encontro Internacional de Estátuas Vivas

Espinho receberá, no fim de semana de 10 e 11 de junho, o XXI Encontro Internacional de Estátuas Vivas, o mais antigo do Mundo. Em pleno coração da cidade esta mostra de performances artísticas de imobilidade expressiva promove uma vez mais a cumplicidade entre os participantes e o público.

O XXI Encontro de "Estátuas Vivas" é uma organização da Câmara Municipal de Espinho que visa incentivar, divulgar e dignificar a criação artística nas artes performativas que se realizará, na praça Dr. José Salvador (Largo da Câmara Municipal) a partir das 15h00 e que contará com a participação de 40 estátuas a concurso, às quais se juntam convidados vindos de Israel, Argentina, França e Ucrânia.

Destaque ainda para a participação especial de António Gomes dos Santos, recordista mundial, que estará presente neste Encontro com duas das suas criações e também como membro do júri.

A pensar nas crianças, o Festival contará com espaço a elas dedicado, onde terão a companhia de uma simpática e divertida estátua.

Ao longo destes 21 anos de existência, o Encontro de Estátuas Vivas de Espinho permitiu que esta arte performativa ganhasse outra visibilidade a nível nacional e internacional, potenciando o aparecimento de novos criadores e artistas, que tiveram neste evento a possibilidade de mostrar o seu talento e trabalho.

Na edição deste ano, serão atribuídos os seguintes prémios: «Prémio Especial do Júri»; «Prémio Revelação» e «Prémio do Júri».

No final do Encontro terá ainda a oportunidade de assistir ao espetáculo de lira acrobática, interpretado por Rita Martins, bailarina e artista de novo circo.