Exposições
Imprimir Partilhar

Portugal 70 Anos Depois

10 Set 2022
Data 10 Set - 09 Out
Hora 16:00
Local: Centro Multimeios de Espinho
Preço: gratuito
Sessões: Inauguração 10 setembro às 16:00 // Entrada livre
Portugal 70 Anos Depois: Ensaio fotográfico de John Gallo
Inspirado no ensaio fotográfico "Portugal 1950” de Jean Dieuzaide
Revisitar Portugal 70 anos depois

A exposição de fotografia Portugal 70 Anos Depois tem como ponto de partida a obra de Dieuzaide: este novo ensaio de John Gallo, obra de autor, respeita a abordagem de Dieuzaide, revisitando os locais que o fotógrafo francês elegeu para retratar Portugal há 70 anos, fazendo luz sobre o que é Portugal hoje, volvidas sete décadas.

Este ensaio é um tributo à obra de Dieuzaide, aos portugueses que viveram um Portugal pobre, sofrido, amordaçado, sempre de sorriso no rosto; as fainas e atividades fotografadas por Dieuzaide eram a pedra basilar de uma economia rudimentar, altamente protecionista, muitas vezes a única forma de subsistência de famílias inteiras.

Em setenta anos é extraordinariamente interessante compreender como é que nos mesmos locais se vive, que rostos se encontram, que paisagens urbanas surgiram, que estrutura social e económica vinga neste país de gente (ainda) sorridente. Portugal 70 Anos Depois pretende igualmente promover uma discussão pública acerca da evolução do nosso país nas últimas décadas, como nos afirmamos hoje na Europa e no mundo.

Organização: Câmara Municipal de Espinho
Ler mais