Dança

Local: Início: Praia da Baía e espetáculo no Largo da Câmara
Preço: gratuito
Sessões: 20:00 - Desfile // 21:30 - Espetáculo
Esta edição do Festival Internacional de Folclore de Espinho vai contar com a participação de seis conjuntos internacionais da elite do folclore.

A representar o Uruguai, temos o "Ballet Folklórico Añoranzas". O México será representado pelo coletivo "Folklorico Mahuatzi de Ciudad Juarez", sendo que o "Folk Ensemble Tikves" representará a Macedónia. A Eslováquia estará representada pelo "Folklore Group Urpin" e a Polónia pelo "Folk Song And Dance Ensemble Jawor". O grupo "Ballet Jammu" subirá ao palco em representação do Senegal.

Trata-se de um festival internacional de folclore promovido pela Fundação INATEL, em parceria com o Município de Espinho, que tem início no domingo, pelas 20:00, com o Desfile dos grupos etnográficos junto da Praia da Baía, que se irão deslocar pelas ruas da cidade até à Praça Dr. José Oliveira Salvador onde, pelas 21:30, darão início ao espetáculo do Festival Internacional de Folclore de Espinho.

Em representação das tradições do nosso concelho, estarão Rancho Regional Recordar é Viver de Paramos Espinho-ABCR, o Rancho S. Tiago Silvalde e o Rancho Nª Srª dos Altos Céus.

Esta iniciativa assume-se como um evento chave para o Município de Espinho, assumindo especial destaque ao nível dos festivais internacionais de folclore pela irreverência das atuações, abrangência de nacionalidades participantes, bem como pela inegável qualidade dos grupos que nele participam. Este festival envolve centenas de participantes, que incluem os diversos grupos internacionais convidados, voluntários e os grupos de folclore do concelho de Espinho.