ECO-Encontros numa cidade à Beira Mar // 27 out.

27 Out 2023
ECO-Encontros numa cidade à Beira Mar // 27 out.
Data 27 Out 2023
Hora 09:30
Local: Centro Multimeios de Espinho
Preço: Gratuito (Inscrição obrigatória)
Sessões: 27 out; 4 e 6 nov.
9h30 | 11h00
IlustrATIVISMO #4_Oficina de ilustração GeoPRINT (75 min/sessão)
Com a ilustradora Filipa Viana, M/6 | Pequeno Auditório-Sala Polivalente
A partir da relevância do tema anual da Bandeira Azul- Geodiversidade, propõe-se uma oficina que terá como objetivo principal fazer um levantamento dos diferentes tipos de rochas, com morfologia e caraterísticas distintas a partir de técnicas de impressão.

10h00
Exibição da curta-metragem e documentário "The Trash Cycle" (25min) com equipa Trash Traveller, 1º,2ºe3ºciclos e público geral | Grande Auditório-Sala António Gaio
Andreas Noe- The Trash Traveller construiu uma bicicleta exclusivamente a partir de peças em segunda mão de forma a dar valor ao que era considerado lixo. Com a sua bicicleta chamada "Rosa" pedalou 2.370km à volta de Portugal, sem um único dia de descanso e apenas com uma garrafa de água reutilizável. Durante o percurso foram recolhidas 4.600 garrafas de plástico e latas, sendo isto apenas uma pequena amostra do que poderia ter sido recolhido. Em Portugal, cada pessoa produz cerca de 500 kg de lixo por ano. Grande parte deste lixo não é reciclado e 41% acaba em aterros. O resultado é o documentário The Trash Cycle  realizado pela dupla de cineastas Augusto Lima e Carolina Semrau- Camera with no Name, que o acompanharam nesta viagem.
Presença dos realizadores para uma curta introdução e conversa.

10h45
Jogos de tabuleiro modernos e temáticas ambientais orientados pela Equipa Trash Traveller
Público geral | Foyer do Centro Multimeios [por ordem de chegada]

10h45 | 11h20 | 14h00 | 14h40
O Poder da Natureza - oficinas de Yoga para pequenos e graúdos (30min/sessão)
Com Susana Neves Pessoa, público geral | exterior do Centro Multimeios, em frente ao Parque Infantil (Se muito calor: Jardim João de Deus se Chuva: biblioteca municipal)
Conexão com a Mãe Terra - A primeira conexão que temos é com a nossa mãe, ainda na sua barriga. É nela que nos abrigamos, alimentamos e ganhamos vida. À medida que vamos crescendo tornamo-nos cada vez mais independente, física e emocionalmente. Contudo, nunca deixamos de precisar daquele abraço, um toque de amor. Essa é a porta de conexão com a energia primordial da Mãe. Nesta oficina vamos explorar os sentidos.
Quando os sentidos estão despertos e em harmonia com a sua função somos mais sensíveis aos elementos da natureza, às suas mudanças e sensações.
Quanto mais sensíveis e despertos estivermos, mais conectados estamos com a Mãe Terra, mais nos identificamos com ela. Quando reconhecemos que somos parte, mais sentimos a urgência de cuidar. Assumimos a responsabilidade sobre o bem-estar, o nosso, dos nossos e da Mãe Natureza.
A Natureza é poderosa, assim como a nossa mãe. Nós e ela somos uma família, em que todos e tudo estão incluídos. Aí reside o verdadeiro poder!