Proteção Civil

Simulacro de salvamento aquático

Bombeiros do concelho de Espinho em conjunto com a Safetynor fazem simulacro de salvamento aquático no inicio da epoca balnear
No Dia Mundial do Salvamento, a Proteção Civil de Espinho em articulação com a Polícia Marítima, Capitania do Porto do Douro e Safetynor, realizaram ontem (1 de julho) na Praia dos Pescadores (norte), um simulacro de salvamento aquático de preparação para o inicio da época balnear, um exercício de simulacro de mar com o objetivo de testar a capacidade de resposta de meios em caso de acidente. Foi em 1979 que a Fedération International de Salvetage et des Sports Utilitaires sugeriu à World Life Saving a criação do Dia Mundial do Salvamento, a comemorar a 1 de julho.

O exercício envolveu 4 náufragos simulados, 1 deles inconsciente, e visou testar, para além dos procedimentos de salvamento, a articulação entre as diferentes entidades envolvidas na resposta. Estiveram ainda envolvidos 3 nadadores-salvadores da Associação SafetyNor, 2 elementos da Polícia Marítima e 2 elementos da Autoridade Marítima.

A Proteção Civil de Espinho realiza periodicamente exercícios de simulacro, com o intuito de testar o seu plano de emergência de modo a ajustar a capacidade de intervenção e agilidade operacional das diversas entidades envolvidas nas suas operações. Este exercício pretende, assim, aferir se a mobilização das equipas, comunicações, meios utilizados, tempo de resposta e o cumprimento dos procedimentos de emergência decorrem eficaz e eficientemente.

Este exercício contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Espinho, Pinto Moreira, vereadores e presidentes das juntas de freguesia do concelho de Espinho.