Educação e Juventude
Imprimir Partilhar

Projeto #EstudoEmCasa

Ano Letivo 2020/2021
O #EstudoEmCasa é um conjunto suplementar de recursos educativos para o Ensino Básico com conteúdos organizados para diferentes anos de escolaridade.

Estes conteúdos pedagógicos temáticos fazem parte das aprendizagens essenciais do 1.° ao 9.° ano, e são agrupados da seguinte forma:
1.° e 2.° anos, 3.° e 4.° anos, 5.° e 6.° anos, 7.° e 8.° anos e 9.° ano.

Destina-se, primeiramente, a alunos sem conectividade e/ou equipamento informático. Contudo, o conjunto de recursos educativos disponibilizados poderá também ser utilizado por outros alunos, nunca se constituindo como forma autónoma de desenvolver aprendizagens integrais no Ensino Básico.

Os recursos constituem-se em sessões de 30 minutos, organizados por blocos agregados para vários anos, blocos comuns e recursos para PLNM, do 1.° ao 9.° ano, conforme visível na grelha horária disponível em https://www.rtp.pt/play/estudoemcasa/horarios.

O #EstudoEmCasa constitui-se como uma ferramenta para complementar o trabalho dos professores com os seus alunos. O trabalho a desenvolver pelo professor deverá contemplar, aprofundar e consolidar a totalidade das disciplinas de cada matriz e especificidade dos alunos.

Esta grelha garante que alunos em diferentes anos escolares podem aceder a conteúdos numa mesma televisão ou num mesmo dispositivo eletrónico. Os conteúdos diários têm tempo limitado, cumprindo-se, ao longo do período, a maior parte das componentes curriculares, organizadas disciplinar e interdisciplinarmente.

Os conteúdos do #EstudoEmCasa são transmitidos através dos canais:
• RTP Memória
• TDT – posição 7
• MEO – posição 100
• NOS – posição 18
• Vodafone – posição 17
• Nowo – posição 13

As emissões do #EstudoEmCasa iniciaram-se na segunda-feira, dia 14 de setembro, e decorrem de segunda a sexta-feira, das 9:00 às 17:50h, até ao final do ano letivo.

Mais informações em: https://estudoemcasa.dge.mec.pt/
Ler mais