Palestra sobre 'Consumo Sustentável'

A palestra Consumo Sustentável, que se realizou no passado sábado (8 out.), no salão nobre da Junta de Freguesia de Anta e Guetim, visou responder a um conjunto de questões atuais, sobre práticas de consumo no nosso dia a dia.

A palestra foi organizada pela secção de ambiente da Cooperativa Nascente e pela Junta de Freguesia de Anta e Guetim, e contou com a parceria da Lipor.

Ana Machado, colaboradora da Lipor desde 2013, na Unidade de Educação e Formação Ambiental, respondeu às questões de "como reduzir a produção de resíduos no quotidiano?; Como diminuir o consumo de água e energia?", entre outras. Ana Machado é responsável pela gestão, planeamento, formação e sensibilização dos Equipamentos de Educação Ambiental e coopera no projeto educativo "Lipor Geração +". É formadora na Academia Lipor, na qual realiza cursos de formação sobre temáticas ambientais e práticas de sustentabilidade ambiental.

Consumo Sustentável implica consumir de modo a ter em conta o impacto ambiental e social, sem comprometer o consumo no futuro. Para isso é necessário ser um consumidor responsável e consciente, ou seja, ter conhecimento sobre o processo de produção dos produtos, de modo a optar pela compra consumo ou não desse produto.

"A sociedade contemporânea tende a ser ineficiente na forma como reaproveita os resíduos. Este comportamento gera impactos ambientais significativos. É, portanto, premente contrariar esta tendência, com uma atuação refletida, cautelosa e sustentável, uma forte aposta em políticas de prevenção e uma certeza de que os resíduos são recursos e têm valor. Torna-se essencial defender o planeta e sensibilizar a população para a adoção das melhores práticas, como forma de garantia da sustentabilidade do planeta e de todos nós e, extremamente importante, sem comprometer o futuro das gerações vindouras."

Nesta sessão estiveram presentes o presidente da União de Freguesias Anta/Guetim, Nuno Almeida, as vereadoras da Câmara Municipal de Espinho, Maria Manuel Cruz e Leonor Lêdo da Fonseca, e o presidente da Cooperativa Nascente, Henrique Neves.