Cultura & Património

Os caminhos de futuro da Arte-Xávega foram discutidos em sessão no Multimeios

O auditório do Centro Multimeios de Espinho foi o palco, no passado sábado (20 maio), da conferência «Arte Xávega - Caminhos de Futuro», uma iniciativa promovida pela Confraria da Caldeirada e do Camarão de Espinho (CCCE), em parceria com a Câmara Municipal de Espinho, com o apoio da Aipal e Metrometia.

A Confraria cumpriu desta forma um dos seus desígnios mais importantes: preservar e divulgar a Arte Xávega como património cultural imaterial da comunidade espinhense e, por isso mesmo, fazendo parte da identidade de um coletivo. O principal objetivo desta iniciativa era a mobilização da comunidade para algo que faz parte do seu património cultural imaterial.

A conferência contou com a presença de oradores provenientes de várias academias e centros de investigação que partilharam o seu conhecimento científico de diversas áreas de intervenção na sociedade (histórica, ambiental, ecológica, sociológica, patrimonial, entre outras), servindo de ponto de partida para focar os aspectos mais gerais na realidade espinhense.

Este foi um primeiro passo para a candidatura da Arte Xávega a património cultural e imaterial da humanidade, candidatura para a qual "teremos de envolver toda a comunidade espinhense, as suas associações, as escolas, a Academia e o poder local. Desta forma, desejamos contribuir com espírito de cidadania para a valorização e defesa do potencial que este património representa para o nosso concelho para o país e para a humanidade", para que tenha sucesso.