Proteção Civil

Novo Centro de Coordenação Operacional Municipal inaugurado

A Comissão Municipal de Proteção Civil, dirigida pelo Presidente da Câmara Municipal de Espinho, Arquiteto Miguel Reis, reuniu na passada sexta-feira (4 nov.), com três propósitos: Efetuar o balanço da atividade de assistência a banhistas e salvamento aquático do ano de 2022, até 31 de outubro; Conhecer e debater a proposta do Plano Municipal de Desfibrilhação Automática Externa; e Inaugurar o Centro de Coordenação Operacional Municipal de Espinho.

Durante esta reunião, foi possível constatar que em 2022 a segurança nas praias foi reforçada, com os meios do Dispositivo de Salvamento Aquático do Corpo de Bombeiros do Concelho de Espinho. Este dispositivo antecipou o seu pré-posicionamento logo a partir de 7 de maio, alargou o horário diário durante alguns eventos municipais, e prolongou a sua permanência para lá do período formal da época balnear, até ao dia 9 de outubro. Também a presença de nadadores-salvadores da Associação de Nadadores Salvadores SafetyNor foi igualmente antecipada e prolongada na Praia da Baía, e reforçada em praias não vigiadas como a Praia das Sereias e a praia a sul da rua 37.

Estas ações são fruto da avaliação de risco do Serviço Municipal de Proteção Civil e de um reforço do investimento da autarquia local nestes recursos, tendo sido determinantes para responder prontamente às 95 ocorrências registadas nas praias de Espinho desde o início do ano.

O Plano Municipal de Desfibrilhação Automática Externa apresentado, mereceu o acolhimento positivo de todos os membros da Comissão, sendo o presidente da Câmara Municipal de Espinho referido que este é um compromisso desta Câmara com os espinhenses e que será honrado muito em breve. Este plano prevê certificar no primeiro trimestre do ano 270 pessoas para o uso de desfibrilhadores automáticos e colocar 9 equipamentos em diferentes espaços públicos. Em 5 anos, o objetivo é ensinar e certificar mais de 1.000 pessoas em suporte básico de vida e torná-las aptas a usar estes equipamentos. Em Espinho ocorrem cerca de 70 paragens cardiorrespiratórias por ano, sendo que 8 têm lugar em locais públicos.

Por último, foi inaugurado o Centro de Coordenação Operacional Municipal do Serviço Municipal de Proteção Civil de Espinho, sediado no quartel do Corpo de Bombeiros do Concelho de Espinho.

Esta inauguração ocorre após um investimento da autarquia superior a 15.000€, que permitiu alcançar os requisitos essenciais para o funcionamento deste tipo de instalações. Este centro dispõe de redes de internet em redundância, incluindo a rede satélite, terminais de comunicação satélite, terminais da rede SIRESP, um sistema de comunicações rádio redundante em VHF e com repetidor local, UPS de grande capacidade e gerador elétrico para os casos de falha alimentação de energia, sistema de videoconferência, videowall, entre outras ferramentas de gestão e monitorização. É ainda apoiado por todas as infraestruturas recentes do quartel dos bombeiros, o que permite cumprir a maioria dos requisitos norte-americanos para o funcionamento de centros de gestão de emergências.

O presidente da Câmara Municipal de Espinho, Miguel Reis garantiu que a autarquia continuará atenta à segurança dos espinhenses e a procurar dispôr de todos os meios necessários para o nosso território.