Cultura/Património
Imprimir Partilhar

Museu Municipal de Espinho celebrou o Dia Internacional dos Museus

De 12 a 17 de maio, o Município de Espinho assinalou o Dia Internacional dos Museus com um conjunto diversificado de iniciativas promovidas pelo Museu Municipal, envolvendo públicos de todas as idades, desde bebés a seniores. Sob o mote definido pelo ICOM para este ano — "O Futuro dos Museus em Comunidades em Constante Mudança" — o programa destacou-se pela proximidade com a comunidade e pela diversidade de propostas culturais e educativas.

Durante a semana, decorreu o "Labirinto de Memórias", dedicado a grupos escolares e seniores, a atividade intergeracional "A nossa (P)Arte", bem como visitas guiadas com conversas sobre os desafios e oportunidades dos museus na atualidade.

O momento mais festivo teve lugar no sábado, 17 de maio, com especial destaque para os jogos gigantes e gincanas para toda a família, dinamizados no período da manhã, que proporcionaram momentos de diversão.

À tarde, a dança tomou conta das Galerias Amadeo de Souza-Cardoso, com um momento pela Escola de Bailado Isabel Lourenço, que contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Espinho, Maria Manuel Cruz.

O dia terminou com uma verdadeira celebração da tradição local, com a atuação das Associações "Rusga de São Pedro D’Espinho" e "O Mar é Nosso", que apresentaram repertório do cancioneiro vareiro no auditório do Museu Municipal, animando o público com as suas músicas e cantares.

Esta celebração reafirmou o papel do Museu Municipal de Espinho como espaço de encontro, partilha e construção de memórias, aproximando cada vez mais a cultura da comunidade.

Ler mais