Institucional
Imprimir Partilhar

Município de Espinho reforça a Task Force Municipal contra a COVID-19

Atendendo ao crescente número de casos positivos e à dificuldade da Unidade de Saúde Pública em rastrear todos os contactos de risco.
Face ao crescente número de casos positivos e à dificuldade da Unidade de Saúde Pública em rastrear todos os contactos de risco, o Município de Espinho reforçou o call center da Task Force Municipal contra a COVID-19, de forma a este rastreamento ser assegurado pela autarquia, com supervisão da Autoridade de Saúde Local, alocando mais de 20 funcionários municipais e assegurando diariamente a atividade entre as 09h30 e as 22h30. 
 
Atualmente, são assim dois os setores ativos desta unidade conjuntural destinada ao apoio do ACES Espinho/Gaia — o Centro de Vacinação de Espinho e o Call Center para agendamento local da vacinação e rastreamento de contactos de risco, envolvendo mais de 20 funcionários do município, para além dos médicos e enfermeiros contratados pela autarquia. 
 
Até ao momento, foram realizadas mais de 20 000 inoculações no CVC instalado na antiga Escola da Seara, em Silvalde, tendo o call center da Task Force efetuado 4.757 desses agendamentos, em complemento ao processo preferencial de agendamento central. 
 
Quanto ao rastreamento, foram contactados, desde o dia 4 de janeiro, 808 casos positivos e identificados 698 contactos de risco, sendo que o contacto dos casos positivos para efeitos de atestado médico (baixa e baixas para assistência à família) continua a ser da responsabilidade de cada Unidade de Saúde. 
 
Paralelamente, a autarquia duplicou a capacidade de testagem existente no concelho através de protocolo de colaboração com o Grupo Sofarma, que instalou um novo centro de testagem junto ao edifício da Câmara Municipal de Espinho. A capacidade de testagem do concelho é agora superior a 2.000 testes diários entre todos os agentes locais. 
 
A Task-Force Municipal depende diretamente do Presidente da Câmara Municipal de Espinho enquanto autoridade municipal de proteção civil e todos os serviços municipais concorrem para a materialização das necessidades estabelecidas. É operacionalizada pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, estando instalada no recente quartel dos Bombeiros do Concelho de Espinho.
 
De recordar que o CVC de Espinho reabriu com recursos contratados pelo Município de Espinho para dar uma rápida resposta às dificuldades sentidas pelos espinhenses na deslocação para o centro de vacinação mais próximo instalado no concelho vizinho de Vila Nova de Gaia. De igual forma, o reforço do call center da Task Force surge para dar resposta às dificuldades sentidas no rastreamento de contactos de risco. 
Ler mais