Município de Espinho ativou equipa de contactos para vacinação COVID

No seguimento do apelo feito aos municípios pelo Almirante Gouveia de Melo, Coordenador da Task Force para o Plano Nacional de Vacinação contra a COVID-19, e prevendo-se o significativo incremento do número de vacinas disponíveis a partir da próxima semana, o Município de Espinho ativou uma equipa para assegurar os contactos destinados aos respetivos agendamentos.

Esta equipa, composta por funcionários da Câmara Municipal de Espinho, é coordenada pelo Serviço Municipal de Proteção Civil em estreita articulação com o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Espinho/Gaia.

A sua atividade iniciou-se no passado dia 28 de março e, até ao dia de hoje (6 abril) já realizou cerca de 8.312 contactos telefónicos, dos quais resultaram 1.750 agendamentos para vacinação de pessoas até aos 74 anos.

Para sistematizar e acelerar o processo de contacto com a população, o Município de Espinho adquiriu aplicação de Centro de Contactos que permite aos funcionários da autarquia realizarem o agendamento da vacinação de uma forma rápida e segura. Além da chamada, no final de cada dia, as pessoas contactadas recebem uma mensagem com os dados do agendamento.

No final da semana será aberto um novo centro de vacinação na antiga Escola da Seara em Silvalde que, em conjunto com o Centro de Saúde de Espinho, permitirá vacinar mais de 1.000 pessoas por dia.

O Serviço Municipal de Proteção Civil apela à população, em particular as pessoas com idade superior a 70 anos, para a importância de se manterem contactáveis por telefone e, caso o agendamento seja realizado, comparecerem apenas à hora marcada de forma a evitarem filas e aglomerados.