Obras
Imprimir Partilhar

Espinho lança empreitada de requalificação do Bloco F no Bairro da Ponte de Anta

A Câmara Municipal de Espinho lançou a empreitada de requalificação do Bloco F, no Bairro da Ponte de Anta, um investimento ao abrigo do programa 1º Direito e do financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência, numa cerimónia que contou com a presença da Secretária de Estado da Habitação, Marina Gonçalves

No passado dia 16 de dezembro, o Município de Espinho lançou a empreitada de requalificação do Bloco F, no Bairro da Ponte de Anta, um investimento ao abrigo do programa 1º Direito e do financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência.

Na cerimónia, que contou com a presença da Secretária de Estado da Habitação, Marina Gonçalves, foi assinado o auto de consignação da empreitada que contempla a requalificação de 12 fogos, das fachadas e da cobertura do edifício.
Para Miguel Reis, Presidente da Câmara Municipal de Espinho, "esta intervenção tem um significado muito especial uma vez que sempre assumimos a Habitação como uma prioridade absoluta da nossa governação municipal e há muito que os residentes no Bairro da Ponte de Anta ansiavam e mereciam ver obra acontecer".

Na sessão, onde também marcou presença Isabel Dias, Presidente do IHRU - Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana, foi ainda anunciada pelo Município de Espinho uma revisão da Estratégia Local de Habitação que permitirá reformular a candidatura ao programa 1º Direito e que ambiciona aumentar o investimento previsto de 5 milhões de euros para uma verba a rondar os 80 milhões de euros.

Segundo o autarca espinhense, esta proposta permitirá ir ao encontro das reais necessidades dos espinhenses, intervindo em todo o parque habitacional municipal e alavancando programas municipais que permitam tornar o mercado habitacional mais justo e acessível a todas as famílias, naquele que se poderá tornar o maior investimento público alguma vez realizado em Espinho.

Autarquia assume habitação como uma prioridade
Câmara Municipal de Espinho constituiu uma equipa multidisciplinar dedicada à temática da Habitação, estando em curso o processo de revisão da Estratégia Local de Habitação e em preparação dois programas municipais que permitam tornar o mercado habitacional mais justo e acessível a todas as famílias, nomeadamente no incentivo à aquisição e no apoio ao arrendamento.

Habitação social será requalificada
A expetativa da Câmara Municipal de Espinho é que a reformulação da candidatura ao programa 1º Direito permita vir a intervir em todo o edificado da habitação social municipal. Em simultâneo, está a ser feito um levantamento exaustivo nas habitações municipais que estão num avançado estado de degradação, existindo pedidos de intervenção por realizar desde 2009, ano desde o qual algumas habitações do município estão desocupadas e desabitadas.
Ler mais