Juventude e Inovação Social

Espinho assinou memorando de adesão ao 'Cartão Branco'

O IPDJ pretende reconhecer comportamentos eticamente relevantes de atletas, treinadores, dirigentes e outros agentes desportivos
A cerimónia do Cartão Branco de 2022 do passado dia 13 de outubro, teve lugar no auditório do Centro de Juventude de Lisboa e incluiu a apresentação pública dos dados sobre exibições do Cartão Branco e a entrega dos Prémios, relativos à época desportiva de 2021/2022.

Neste dia decorreu ainda a assinatura dos memorandos de adesão ao Cartão Branco com a Associação Nacional de Desporto para Deficientes Visuais, Câmara Municipal da Marinha Grande, Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, Associação de Futebol de Castelo Branco, Câmara Municipal de Espinho, Associação de Futebol Coimbra e a Fundação Inatel.

A Câmara Municipal de Espinho foi representada pela vereadora Maria Manuel Cruz e pelo Chefe de Divisão de Educação e Cultura, José Mário Chachada. A vereadora  do executivo municipal referiu que "damos, assim, início a uma caminhada em que nos propomos a desenvolver um projeto municipal no âmbito da promoção da Ética no Desporto, na Escola e na Vida. Estamos conscientes da importância que este projeto assume na comunidade educativa, nas escolas, nos atletas e nas famílias. Tudo faremos para estar à altura deste desafio."

O Cartão Branco é um recurso pedagógico pioneiro em Portugal implementado, desde 2015 pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude, I.P., no âmbito do Plano Nacional de Ética no Desporto, em parceria com a Confederação de Associações de Juízes e Árbitros de Portugal, que tem o objetivo de promover valores na prática desportiva, através do reconhecimento de comportamentos eticamente relevantes junto dos atletas, treinadores, dirigentes e outros agentes desportivos. Conta já com 78 entidades aderentes, desde federações e associações desportivas, municípios, organizações não governamentais entre outros.