Educação e Juventude
Imprimir Partilhar

EDUCA ON - Programa de apoio ao ensino à distância

Projeto de reutilização de equipamento informático. Tem um computador que já não usa?

O Município de Espinho, através da Divisão de Educação e Juventude e da Divisão de Cultura e Museologia com o apoio dos Agrupamentos de Escolas do concelho, criou um programa de apoio ao ensino à distância, através da recolha de material informático destinado a alunos que não possuem este tipo de equipamento

Com o arranque do 3º período, o ensino à distância tornou-se numa modalidade única nestes tempos difíceis. Garantir o acesso à educação a todos os alunos dos vários graus de ensino, é um desígnio nacional, ao qual o Município de Espinho se juntou para minimizar a dificuldade que algumas famílias apresentam garantindo assim igualdade de oportunidades entre todos. Em estreita colaboração com os Agrupamentos de Escolas do concelho implementou o um programa que permitirá criar uma bolsa de equipamentos informáticos para serem distribuídos pelos alunos de todos os graus de ensino escolar do concelho de Espinho. 

Para Vicente Pinto, vice-presidente da Câmara Municipal de Espinho com o pelouro da educação, "Uma das grandes preocupações desta autarquia é a Educação, o combate ao insucesso escolar e a criação de igualdade de oportunidades
Este projeto visa também apoiar as escolas dotando-as dos equipamentos informáticos para darem as condições aos alunos e docentes para o ensino à distância. Nos últimos anos houve um grande desinvestimento por parte do Estado em equipamentos informáticos. Muitos dos computadores existentes estão obsoletos ou avariados. A Educação tem de ser uma causa nacional, em particular para assegurar uma escola pública de qualidade, que esteja à altura do momento critico que vivemos. Estamos convictos que a sociedade civil e empresas se juntarão a esta causa de solidariedade social e de partilha."

São abrangidos pelo projeto Educa ON todos os computadores, impressoras, tablets, telemóveis com acesso à internet e seus acessórios.  

Os equipamentos poderão ser entregues nas instalações da Escola EB 2/3 Sá Couto, sito na Rua 34, nº 934 a partir do próximo dia 23 de abril, de segunda feira a sexta feira, das 9h00 às 13h00. 

Após a entrega do material, uma equipa de voluntários, sob orientação técnica por parte dos agrupamentos, irá tratar de otimizar o material informático, preparando o mesmo para a distribuição pelos agregados necessitados. A colaboração entre todos é da máxima importância nesta iniciativa.
Se possui competências informáticas, quer seja a nível de hardware ou de software, e pode dispensar algum do seu tempo a ajudar, registe a sua disponibilidade .

Formulário para Doação de material informático

Formulário para inscrição na Equipa de Voluntários

Ficheiro Relacionado: Consulte Regulamento
Ler mais