Câmara Municipal de Espinho
Imprimir
Dispositivo de Salvamento Aquático garante segurança nas praias de Espinho
O aumento dos períodos de calor fora do verão, tem provocado um acréscimo nas visitas da população às praias do concelho fora da época balnear, o que, ainda sem nadadores-salvadores, pode constituir um desafio às equipas de salvamento.
Para responder a esta necessidade, a autarquia voltou a ativar o Dispositivo de Salvamento Aquático (DSA), com uma equipa composta por 3 elementos dos bombeiros que atuam a partir da praia dos Pescadores. Sendo um ponto central na frente de praia do município, a saída da equipa do DSA desta praia, permite chegar aos extremos norte e sul do concelho em menos de 3 minutos. No local, os apoios de pesca daquela praia ajudam a garantir as condições logísticas necessárias à operação do dispositivo.
Este dispositivo que já data de 2019, foi reforçado no ano passado e também agora em 2023, alargando a sua atuação, que se limitava à época balnear, para todo o ano, sempre que as condições climatéricas o justifiquem.
O DSA foi já ativado este ano durante 9 dias do mês de abril, para dar resposta ao aumento do número de banhistas que se deslocaram às praias de Espinho, resultado da junção de dias de férias por parte da população, com os dias de maior calor verificados. Desde a sua criação em 2019, já realizou 54 intervenções com náufragos e 212 assistências pré-hospitalares no areal.
A falta de nadadores-salvadores tem sido uma constante dos últimos anos em todo o país e, na tentativa de colmatar essa falha, a presidente da Câmara Municipal de Espinho, Maria Manuel Cruz, assumiu a pretensão da autarquia "em criar uma escola de formação de nadadores-salvadores". Essa intenção irá implicar "obras de requalificação na zona" costeira da cidade, nomeadamente na praia dos Pescadores.
Ler mais