Turismo
Imprimir Partilhar

Dia Mundial do Turismo celebrado em Espinho

A Câmara Municipal de Espinho, coordenadora da Estação Náutica, responsável pela organização da sessão no âmbito do Dia Mundial do Turismo, atuando no âmbito das suas competências quanto à promoção do desenvolvimento económico sustentável, nomeadamente do setor do turismo costeiro, estratégico para o nosso concelho, celebrou no passado dia 27 de setembro, o Dia Mundial do Turismo.

Tendo sido tão afetado pela crise global provocada pela situação pandémica da covid-19, o setor do turismo foi um dos setores que melhor demonstrou o seu potencial de recuperação e resiliência, adaptando-se aos novos desafios e aproveitando as novas oportunidades geradas.

Nesse dia, envolvendo parceiros e comunidade para que em conjunto pudessem debater a temática definida pela Organização Mundial do Turismo (OMT) para o ano de 2022: "Repensar o Turismo – Um setor mais sustentável, inclusivo e resiliente", a autarquia promoveu uma sessão-debate com o mesmo nome, no salão nobre da Piscina Solário Atlântico.

A sessão-debate foi moderada pelo jornalista espinhense Mário Augusto (RTP), num painel que contou com as presenças de Cristina Mendes em representação do Turismo Porto e Norte de Portugal, Miguel Sanches em representação da Biosphere Turismo Responsável de Portugal, Jorge Vultos Sequeira em representação da Área Metropolitana do Porto, da Drª Gisela Sousa em representação da Associação Fórum Oceano, Zélia Breda do Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro, Cristiana Ribeiro em representação da Associação Smart Waste Portugal e ainda Pedro Castro e Silva como Diretor do Departamento de Planeamento e Desenvolvimento Local. Esta sessão foi encerrada pelo presidente da Câmara Municipal de Espinho, Miguel Reis.

Ao longo do dia foram disponibilizadas inúmeras atividades com ofertas a turistas hospedados nas unidades hoteleiras da cidade, tais como aulas de surf, sessões de planetário e cinema, bem como entradas na Piscina do Balneário Marinho. Para a população geral foi disponibilizada uma oferta de 50% na utilização das bicicletas e trotinetes elétricas disponíveis por toda a cidade, bem como a iniciativa "Visita guiada pelo céu" ('observação do sol'), dinamizada pelo Planetário de Espinho.

Para celebrar a data, a Running Espinho organizou um 'Treino Especial Dia Mundial do Turismo', tendo incluído no seu trajeto habitual a entrada em alguns dos pontos turísticos do concelho, como foram os casos do Museu Municipal, do Centro Multimeios e do Parque de Campismo.

A autarquia agradece o especial apoio dos seus parceiros: Bird; Running Espinho; Academia do Mar; Surfjah; Surf Club Espinho; Espinho Surfinn Company; Watermark Surf School; Spot Surf School
Ler mais