Proteção Civil
Imprimir Partilhar

Descontaminação das Zonas de Concentração e Reserva (ZCAP)

Bombeiros do Concelho têm ativa a valência de descontaminação desde o passado dia 16 de abril
As Zonas de Concentração e Reserva (ZCAP) são áreas previstas no Plano de Emergência Municipal (PEM) de Proteção Civil que se destinam a albergar temporariamente populações deslocadas por força da necessidade face a acidente grave, catástrofe ou outra situação de emergência, garantindo abrigo, alimentação, higiene e cuidados de saúde.

Os bombeiros do Concelho de Espinho têm ativa a valência de descontaminação de espaços desde o passado dia 16 de abril e já efetuaram várias intervenções até ao momento.

Esta descontaminação destina-se a espaços fechados e é exercida em duas modalidades: descontaminação preventiva e descontaminação de emergência. A primeira é destinada, como o próprio nome indica, a descontaminar espaços sem nenhum caso suspeito ou confirmado, mas que, por opção dos proprietários, numa ótica de precaução e aumento da segurança para os utilizadores, merece uma intervenção especializada. A segunda visa intervir em espaços onde estiveram presentes casos suspeitos ou casos positivos de doença COVID-19.

Para tal, os Bombeiros têm em prática um protocolo de intervenção muito rigoroso, com base nas normas da Direção Geral da Saúde e nas boas práticas de intervenção em acidentes com matérias perigosas, que visa garantir, não só a eficácia da operação mas também a segurança dos intervenientes.

Durante a intervenção, em função do espaço a descontaminar, são aplicados diferentes produtos por diferentes meios. Inclui diferentes soluções à base de hipoclorito de sódio em diferentes concentrações, álcool a 70% e ainda um potente desinfetante bactericida, viricida e germicida sob a forma de nebulização que pode ser aplicado inclusive em espaços com equipamentos eletrónicos sensíveis. Os Bombeiros do Concelho de Espinho estimam que a necessidade deste tipo de intervenção possa aumentar nos próximos tempos e, por isso, a sua preparação neste campo tem sido intensificada.

No final de todo o processo, os próprios bombeiros e equipamentos envolvidos na operação são também descontaminados. 
Ler mais