Ambiente
Imprimir Partilhar

Contentores do concelho estão a ser desinfectados

Ecopontos, contentores e papeleiras têm desinfeção especial e recolha de resíduos adaptada para proteger trabalhadores e munícipes
Com vista ao combate da proliferação do coronavírus, a recolha de resíduos sofreu alteração nas regras de deposição dos mesmos. Por este mesmo motivo, é realizada desinfeção especial de ecopontos, papeleiras e contentores.

A limpeza da cidade está a ser assegurada pela autarquia e pela SUMA dentro do habitual, várias vezes ao dia. Aos contentores, ecopontos e papeleiras é aplicado primeiramente um produto desengordurante e de seguida um desinfetante próprio para prevenir o contágio pelo coronavírus e travar a propagação da Covid-19. 

A recolha de resíduos orgânicos em cantinas, restaurantes e similares e ao domicílio encontra-se suspensa, assim como a recolha de material reciclável em estabelecimentos.
Face a estas medidas de prevenção, é apelado a todos os estabelecimentos e domicílios aderentes a estes serviços que coloquem os resíduos dentro do contentor de indiferenciados mais próximo, devidamente acondicionados e fechados em sacos.

A recolha de lixo Porta-a-Porta na União de Freguesias de Anta e Guetim mantêm-se inalterada.

Na situação de se estar perante caso(s) suspeito(s) ou confirmado(s) de infeção por COVID-19 em tratamento no domicílio, todos os resíduos produzidos pelo(s) doente(s) e por quem lhe(s) prestar assistência DEVEM SER COLOCADOS EM SACOS DE LIXO RESISTENTES E DESCARTÁVEIS, COM ENCHIMENTO ATÉ 2/3 (DOIS TERÇOS) DA SUA CAPACIDADE. 

OS SACOS DEVIDAMENTE FECHADOS DEVEM SER COLOCADOS DENTRO DE UM 2º SACO, DEVIDAMENTE FECHADO, E SER DEPOSITADO NO CONTENTOR DE RESÍDUOS INDIFERENCIADOS.

O Lixo nunca deverá ser colocado fora dos contentores.

Ler mais