Conservas ao Quadrado animou Museu Municipal

No passado dia 18 de maio - Dia Internacional dos Museus - o Museu Municipal de Espinho comemorou essa efeméride com a realização da 4ª edição do Conservas ao Quadrado, este ano dedicada à "Alimentação de Campanha na 1ª Guerra Mundial".

Foi inaugurada a exposição sobre a participação portuguesa na 1ª Grande Guerra, gentilmente cedida pela Direção de História Militar - Museu Militar de Lisboa, complementada com espólio do Núcleo do Porto da Liga dos Combatentes.

Seguiu-se um jantar-concerto, cuja ementa foi elaborada com base nas receitas da alimentação de campanha confecionadas pela antiga fábrica de conservas Brandão, Gomes & Cª para as tropas portuguesas que combateram em França, a juntar a outros produtos de excelência fabricados por essa importante conserveira.

O evento contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Espinho, Pinto Moreira, e dos presidentes das juntas de freguesia de Anta e Silvalde, entre outros convidados. A animação ficou a cargo da banda BlackBird e dos atores Jorge Mendonça e Igor Daniel, que proporcionaram aos participantes excelentes apontamentos de música e teatro.

Um agradecimento especial aos alunos e professores do curso de mesa e bar da Escola Domingos Capela, que serviram o jantar.