Proteção Civil

Colapso parcial de via na Rua Rosa do Moinho

Foi detetado, na passada quinta feira (20out.), o colapso parcial de estruturas junto a uma linha de água que atravessa a Rua Rosa do Moinho, na freguesia de Anta.

A via foi encerrada ao trânsito devido ao risco de derrocada iminente da estrutura que atravessa a estrada, aparentemente apoiada em laje do tipo edifício habitacional, bem como a obstrução parcial da linha de água, resultante na subida rápida da água para as margens face às condições meteorológicas que se têm feito sentir na última semana.

A situação está a ser monitorizada pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, que tem coordenado as diversas intervenções realizadas, nas quais se inclui a provocação de queda controlada de elementos soltos ou em risco iminente de queda, assim como o desvio de águas pluviais para atrasar o arrastamento de terras para a galeria já existente. De momento, a via encontra-se intransitável, com o local sinalizado e balizado, tendo sido cortada a conduta de gás que atravessa a estrada e foi reforçado o suporte da mesma.

Estas ações visam mitigar o problema até uma intervenção profunda e definitiva, e têm envolvido recursos de diversas entidades além dos serviços da Câmara Municipal de Espinho, nomeadamente da Junta de Freguesia de Anta e Guetim, do Corpo de Bombeiros do Concelho de Espinho, da Lusitânia Gás, do Regimento de Engenharia N.3 de Espinho, bem como a cedência de maquinaria por privados.

O Presidente da Câmara Municipal de Espinho, Miguel Reis e o Presidente da Junta de Freguesia de Anta e Guetim, Nuno Almeida, têm acompanhado diariamente no local os trabalhos realizados.

A reabertura da rua Rosa do Moinho só acontecerá após uma intervenção profunda, não sendo possível até ao momento estimar uma data concreta. As condições meteorológicas dos próximos dias tenderão a agravar a situação, pelo que se irão manter as ações regulares de monitorização e intervenção.