Câmara de Espinho atribui apoio financeiro a título excecional à Paróquia de Espinho

Contributo extraordinário do Município para uma missão de solidariedade
No âmbito da situação de emergência de saúde pública provocada pela pandemia COVID-19, a Paróquia de Espinho e o seu grupo de voluntários tem prestado um relevante e inestimável serviço humanitário e social à população mais vulnerável e carenciada do concelho.

A título excecional a Câmara Municipal de Espinho aprovou a atribuição de um apoio financeiro de 10 mil euros para que aquela entidade possa continuar, em articulação com a Rede Social e outras instituições  a apoiar as pessoas e famílias mais carenciadas do concelho.

A Paróquia de Espinho reforçou, desde o primeiro momento da pandemia, o apoio que já prestava à comunidade, nomeadamente aos sem-abrigo,  redobrou e uniu esforços internos e externos, integrando no seu trabalho jovens que fazem parte os Grupos de Jovens das Paróquias de Anta e Silvalde.

A paróquia de Espinho passou a disponibilizar refeições para o almoço e jantar e alimentos para o pequeno almoço num registo diário, incluindo o domingo que era o único dia descoberto.

As refeições diárias passaram a ser entregues em regime de take away, com significativo acréscimo do custo de transporte e de embalagem. Antes da pandemia, a Paróquia de Espinho estava a distribuir uma média de 60  refeições  e esse registo está atualmente nas 220 refeições (jantar e almoço para o dia seguinte).

Antes da pandemia, a Paróquia apoiava uma média de 40 famílias e atualmente essa média situa-se nas 85 famílias, em consequência da perda de rendimentos mensais.

O Presidente da Câmara de Espinho, Pinto Moreira considera este apoio financeiro” um contributo extraordinário do Município para uma missão de solidariedade inestimável sob a liderança do padre Artur Pinto. Um trabalho que envolve também o contributo das outras paróquias do concelho e que muito se deve a empresas e doadores de bens alimentares e à generosidade de um grupo de pessoas voluntárias que diariamente se disponibilizam para fazer chegar aos que mais precisam o Pão Nosso de Cada Dia.”