Bandeira Azul

Autarquia e LIPOR promovem "Corrida Limpa Praias"

O Município de Espinho e a LIPOR-Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto, promovem a "Corrida Limpa Praias".

Esta iniciativa acontece já no próximo dia 16 outubro com início marcada para as 09h00 na Praia das Sereias.

A "Corrida Limpa Praias" consiste em percorrer um percurso limitado e sinalizado, em forma de caminhada ou corrida, recolhendo o máximo de resíduos existentes no areal.

Tem como objetivos conjugar a atividade física com a proteção dos ecossistemas marinhos e costeiros, alertar para os problemas atuais relacionados com a poluição dos rios, mares e oceano e contribuir para a adoção de comportamentos ambientalmente sustentáveis e prevenir o abandono/descarte inadequado dos resíduos.

Esta inicia surge da candidatura apresentada pela LIPOR e IPDJ, ao abrigo do Programa Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono 'Programa Ambiente', do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu 2014-2021 - Small Grants Scheme #1 - Projetos para a prevenção e sensibilização para a redução do lixo marinho.

O projeto vencedor "Há Rio e Mar, Há Lixo para Transformar" visa desenvolver um conjunto de iniciativas e ferramentas que promovam a Literacia do Oceano e a Proteção e Preservação do Mar integradas nos sistemas educativos, na informação aos cidadãos, na capacitação de técnicos ao nível administrativo e empresarial, com vista à adoção de melhores práticas de gestão ambiental nesta matéria.

Esta iniciativa destina-se à população em geral sendo que, para menores, estes devem de ser acompanhados por adultos.

Participe!
Link Relacionado: