Área de Atendimento dedicada ao Coronavírus

Local de consulta funcionará na Unidade de Saúde Familiar Mar à Vista, em Paramos. Leia aqui como proceder!
A partir da próxima quinta-feira, 26 de março, entrou em funcionamento o Atendimento Dedicado ao Coronavírus (ADC) em Espinho, no contexto da pandemia por COVID-19, integrado no Plano de Contingência do Agrupamento de Centros de Saúde de Espinho/Gaia.
O local de consulta COVID-19 funciona de Segunda a Domingo, das 08h00 às 20h00 na Unidade de Saúde Familiar Mar à Vista - Polo Paramos, sito Avenida da Igreja, nº253, na freguesia de Paramos.

Esta unidade passa agora a receber os utentes das Unidades de Saúde Familiar do Concelho de Espinho (Anta, Espinho, Silvalde, Paramos) e 3 unidades de Saúde do Concelho de Vila Nova de Gaia (Aguda, S. Félix da Marinha e Serzedo).

Se tem sintomas poderá deslocar-se a esta área  de atendimento dedicada ao COVID-19 onde será realizado um diagnóstico primário.
Após consulta poderá ser reencaminhado para um dos Centro de Testes Covid-19.

Poderá ainda receber do Serviço Nacional de Saúde uma SMS no seu telemóvel com código da prescição médica para realização do teste. Neste caso deve dirigir-se diretamente para um dos Centro de Testes Covid-19.

Centro de Testes COViD-19 mais próximos:
Europarque - Santa Maria da Feira
Espaço + Grijó (Antigo Outlet)

Os sintomas mais frequentes associados à infeção pelo COVID-19 são:
- Febre (temperatura ≥ 38.0ºC)
- Tosse seca
- Dificuldade respiratória (ex: falta de ar)
- Também pode surgir dor de garganta, corrimento nasal, dores de cabeça e/ou musculares e cansaço. Em casos mais graves, pode levar a pneumonia grave com insuficiência respiratória aguda, falência renal e de outros órgãos, e eventual morte.

Os médicos e enfermeiros de família das várias unidades de saúde familiar (USF) de Espinho deixaram um apelo aos utentes. "Em caso de doença aguda ou outra dúvida, entrem primeiro em contacto com a USF por telefone ou e-mail antes de se deslocarem à Unidade de Saúde".

Segundo os profissionais de saúde, os utentes devem pedir "para falar com seu médico de família ou enfermeiro de família e expor a situação que o preocupa".

Para renovação do receituário da medicação habitual, os utentes devem recorrer ao contacto telefónico ou e-mail.

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte disponibiliza também uma linha telefónica para rastrear utentes que apresentem sintomas compatíveis com a Covid-19. Esta linha telefónica destina-se a avaliar pessoas com sintomas de febre ou tosse ou falta de ar, com vista a facilitar o rastreio. Pessoas com estes sintomas devem contacte através do telefone 220 411 190.

USF ANTA
Tel.: 227 334 060 // 227 334 069 // 927 810 738