Cultura & Património
Imprimir Partilhar

Apresentado filme 'Do Grão à Mó: moinhos do concelho de Espinho'

No passado sábado, dia 20 de novembro de 2021, foi apresentado ao público a exposição virtual e o filme "Do Grão à Mó: moinhos do concelho de Espinho”.

Trata-se de uma produção da Divisão de Cultura e Museologia da Câmara Municipal de Espinho, coordenada por Armando Bouçon, com a finalidade de dar a conhecer um património e uma arte secular, em vias de extinção, que importa preservar e divulgar, principalmente junto das gerações mais novas.

A história das freguesias que integram o concelho de Espinho caracterizou-se pela sua ruralidade, visto que uma grande parte da população dedicava-se ao trabalho agrícola, também pelo seu património de cariz etnológico — moinhos hidráulicos, movidos pela força da água que corre através das ribeiras do Mocho, de Silvalde e de Rio Maior, permitindo a moagem dos cereais.
Tendo conhecimento da existência deste património, surgiu a vontade de conhece-lo melhor e, sobretudo, comunicar às gerações mais novas o valor que este teve à altura, convertendo-se num recurso de elevado desenvolvimento económico e social.

A sessão contou com a presença de Leonor Fonseca, Vereadora da Câmara Municipal de Espinho.

A investigação e guião foi realizada por Andrea Magalhães e Mafalda Silva, imagem de Diogo Proença e Filipe Couto, mistura de som de Henrique Silva, realização e edição de Filipe Couto e narração de Mário Augusto.

Link Relacionado:
Ler mais