Intervenção Social

Albergue recebeu na noite passada os primeiros utentes sem-abrigo em Espinho

17 tendas individuais para dar resposta às pessoas em situação de sem-abrigo

A Câmara Municipal de Espinho em colaboração dos Grupos de Escuteiros de Anta e Espinho montou um albergue de campanha com 17 tendas individuais para dar resposta às pessoas em situação de sem-abrigo como medida de contenção da propagação do COVID-19.

Com capacidade para albergar 17 pessoas, esta estrutura que está em funcionamento desde o dia 27 de março no Parque Municipal de Campismo, disponibiliza ainda balneários para higienização diária dos utentes.

Esta estrutura de alojamento temporário conta também com colchões e roupa de cama cedidos por hotéis da cidade, bem como produtos de higiene doados pela delegação local da Cruz Vermelha Portuguesa.
"A comunidade sem-abrigo de Espinho não regista ainda quaisquer casos de infeção por covid-19, mas o albergue, ao qual estes cidadãos podem aceder voluntariamente - não por imposição -, visa ajudá-los a resguardarem-se o máximo possível nesta época de pandemia", afirmou o presidente da Câmara Municipal de Espinho, Pinto Moreira.

Juntamente com voluntários e técnicos de outras instituições sociais, também a paróquia de Espinho tem estado a sensibilizar a comunidade sem-abrigo para os riscos associados ao novo coronavírus e a oferecer-lhes "refeições em 'kit' individual". Os banhos, por sua vez, estão disponíveis no próprio balneário do Parque Municipal de Campismo.

"Temos assim uma série de entidades a reforçar a informação junto desta população mais vulnerável e a coordenar esforços com a Câmara para que não lhes falte alimentação e, em caso disso, a devida assistência médica e social", acrescentou Pinto Moreira.