Proteção Civil

A terra tremeu em Espinho

Realizou-se esta manhã (9nov.) na Escola Básica de Paramos, o exercício "A Terra Treme". Trata-se de uma iniciativa promovida pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil-ANPC, que visa chamar a atenção para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que os cidadãos devem adotar em caso de sismo, mas que podem salvar vidas. Esta iniciativa esteve inserida nos objetivos da Estratégia Internacional para a Redução de Catástrofes das Nações Unidas. Paralelamente, no trabalho continuado que tem sido mantido junto do Ministério de Educação, no contexto para a Educação para o Risco, procurou-se direcionar a atenção para o público infantil.

Em Espinho, o Serviço Municipal de Proteção Civil realizou, em parceria com a ANPC, um simulacro na Escola Básica de Paramos com as turmas de 3º e 4º ano deste estabelecimento de ensino. Conforme o previsto para este exercício, às 11:09 "a terra tremeu" e os alunos realizaram os 3 gestos que podem salvar as suas vidas em caso de sismo - Baixar; Proteger; Aguardar. A seguir foram "evacuados" para o exterior das instalações, onde puderam ver de perto algumas das viaturas ao dispor dos Serviços Municipais de Proteção Civil, Bombeiros do Concelho de Espinho e PSP Espinho.

Esta atividade tem o objetivo de estimular a sociedade civil num exercício com a duração de 1 minuto, ocorrido à mesma hora em todo o país, praticando as ações fundamentais a adotar durante um sismo.

O exercício "A Terra Treme" foi marcado pela presença da vereadora com o pelouro da Educação, Maria Manuel Cruz, acompanhada do chefe de divisão de Educação e Cultura, Mário Cachada. Participaram ainda, o Corpo de Bombeiros do Concelho de Espinho, a Polícia de Segurança Pública, a Cruz Vermelha Portuguesa e da Polícia Marítima, bem como o pessoal docente e não docente da instituição de ensino. Nas restantes escolas do concelho, foi divulgado um vídeo de sensibilização sobre o tema.