4º volume dos Cadernos de Espinho

"Os grandes empreendedores do concelho" foi apresentado no passado sábado, nas instalações do Museu Municipal Espinho
Foi apresentado ao público, no passado sábado (15 fev.), o 4º volume da coleção dos Cadernos de Espinho, desta vez dedicado aos grandes empreendedores do concelho, com destaque maior para as fábricas que fizeram a história da nossa terra.
Esta cerimónia contou com a presença de Vicente Pinto, vice-presidente da Câmara Municipal de Espinho, a abrir a sessão para uma plateia repleta de espinhenses que não quiseram perder a oportunidade de acolher a equipa que compõe estes Cadernos de Espinho.
Os Cadernos de Espinho contam com a participação do historiador Armando Bouçon, do designer Pedro Pinheiro e dos jornalistas Luís Costa e Mário Augusto, que ao momento que apresentaram este 4º caderno, preparam já as próximas 2 edições.
Este 4º caderno aborda temas como os primeiros empresários do concelho de Espinho, a Fábrica de Conservas Brandão Gomes, a indústria da metalurgia e da fundição - com destaque para a Fábrica Progresso e A Vigorosa -, a Fosforeira Portuguesa, a Luso-Celulóide, a Hércules, o setor das tapeçarias (com especial sublinhado para os empreendedores Heliodoro Pereira da Silva, Manuel Pereira Fontes e Joaquim Ferreira de Sá) ou as indústrias da panificação e da madeira, entre muitas outras referências.
Pela sua dimensão e importância histórica, duas fábricas em concreto merecem, no contexto deste livro, uma abordagem mais aprofundada, nomeadamente a Brandão Gomes (fundada em 1894), a outra é a Fosforeira Portuguesa (criada na década de 20).