Cultura
Imprimir Partilhar

Rostos da República

05 Out 2020
Rostos da República
Data 05 Out - 31 Out
Hora 10:00
Local: Forum de Arte e Cultura de Espinho e Junta de Freguesia de Espinho
Exposição documental do acervo do Museu Municipal, patente no Museu e na Junta Freguesia de Espinho (Junta da Freguesia de Espinho reabre assim a sua galeria ao público.)

Inauguração no dia 5 de outubro, às 16h00 na Junta de Freguesia de Espinho e às 17h00 no Museu Municipal de Espinho.

Trata-se de uma exposição produzida pelo Museu Municipal de Espinho para as comemorações do centenário da implantação da República, em 2010.

Sinopse: 
O facto de se trabalhar biografias ligadas, de alguma forma, ao regime político que vigorou em Portugal entre outubro de 1910 e maio de 1926, partiu da ideia de que se poderia tentar fazer a história da primeira fase da república portuguesa com base na vida e obra dos seus interventivos protagonistas. Como refere o historiador Marc Bloch "a História é o estudo do homem no tempo e no espaço".

Assim, e partindo dessa premissa, estudamos as ações e transformações sociopolíticas encetadas por um conjunto de personalidades masculinas e femininas que atravessaram o tempo curto e o espaço geográfico e político da designada Primeira República, ou daqueles e daquelas que não tendo vivido esse período, para ele contribuíram com o seu pensamento e ação.
Ler mais