Música
Imprimir Partilhar

Os Quatro e Meia

20 Ago 2022
Os Quatro e Meia
Data 20 Ago
Hora 22:00
Local: Praça do Mar
Preço: Gratuito
Em maio de 2013, cinco amigos com gosto pela música juntavam-se para uma pequena atuação num Sarau de Gala no TAGV, em Coimbra. Estava assim realizada a primeira reunião d’Os Quatro e Meia. 

Atualmente a banda é composta por seis elementos — João Cristóvão Rodrigues (violino e bandolim), Mário Ferreira (acordeão e voz), Pedro Figueiredo (Percussão), Ricardo Liz Almeida (guitarra e voz), Rui Marques (contrabaixo) e Tiago Nogueira (guitarra e voz). 

Com base na ideia de que "todos os dias são dias bons, simplesmente, uns dão mais trabalho para o ser do que outros", a banda apropriou-se de uma expressão recorrente do nosso quotidiano, "P'ra Frente é Que É Lisboa”, para criar a sua primeira composição, e assim batizar o seu single de apresentação. O álbum de estreia – "Pontos nos Is” – foi editado a 30 de junho de 2017, com o selo da Sony Music Portugal, e entrou diretamente para o primeiro lugar do top nacional de vendas. 

A digressão "Pontos nos Is” passou por salas como a Casa da Música (Porto), CC Olga Cadaval (Sintra), Casino de Tróia e festivais como o MEO Marés Vivas ou O Sol da Caparica, dando a conhecer as músicas do álbum, com a boa disposição e energia que tanto caracterizam Os Quatro e Meia. 

A estreia no Coliseu do Porto, em novembro de 2018, foi um sucesso, bem como no Coliseu dos Recreios, em outubro de 2019, tendo atuado para uma sala esgotada. 
Em 2020 os Quatro e Meia regressam com o segundo longa-duração de originais "O Tempo Vai Esperar”. O álbum é composto por 11 faixas, sendo editado em setembro, com produção de João Só. Os singles A Terra Gira, Canção do Metro e o mais recente Bom Rapaz que conta com a participação especial do músico Carlão são alguns dos temas incluídos no álbum que, tal como Pontos nos Is, conquistou o primeiro lugar no top nacional de vendas na semana em que foi editado.

2020 terminou com um concerto esgotado no Campo Pequeno e já em 2021 estrearam-se em dose dupla no Superbock Arena — Pavilhão Rosa Mota, com sala cheia, tendo contado nos três concertos com Tatanka e Carlão como convidados. 2021 trouxe ainda uma nomeação para os Prémio Play, na categoria de "Melhor Banda”.

2022 foi o ano em que a banda deu o maior concerto da carreira da banda, até agora, no Estádio Cidade de Coimbra, a 25 de junho. Confirmada está também a presença no palco principal de um dos maiores festivais de verão do país, o NOS Alive. Para completar o leque de desafios, Os Quatro e Meia foram finalistas do Festival da Canção 2022, com "Amanhã”, da autoria de Tiago Nogueira, terminando o concurso em 2.º lugar.
2023 será o ano em que subirão ao palco da maior sala de Lisboa, a Altice Arena.


Espetáculo inserido na programação «Ondas de Verão»

Ler mais