Espinho Solidário - Transporte Gratuito

Imprimir Partilhar
Transporte Gratuito coletivo de passageiros residentes no concelho para o Centro Hospitalar  de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E)
Considerando-se a gravidade da atual situação social e local e económica que o país atravessa e em particular a problemática em concreto das acessibilidades dos residentes no concelho de Espinho ao Centro Hospitalar de Gaia, a Câmara Municipal de Espinho procedeu à auscultação dos vários interlocutores em sede de rede social, e em resultado concebeu, no âmbito do programa de ação intitulado "Espinho Solidário”, o presente projeto de transporte de munícipes de Espinho para o Centro Hospitalar, que se apresenta com o intuito de oferecer uma resposta cabal, capaz de solucionar esta vulnerabilidade local.

É por isso mesmo que a sua execução é de interesse público municipal.

Objectivo

  • O projeto, promovido pela Câmara Municipal de Espinho, destina-se a proporcionar uma resposta a nível de transportes coletivos de passageiros, que permita melhorar as acessibilidades e encurtar distâncias e percursos, necessários para aceder, a partir da cidade de Espinho, às instalações do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho.

A quem se destina

  • Aos cidadãos residentes no concelho de Espinho

Este é um serviço de transporte de doentes?

Não! Este serviço não constitui uma modalidade de transporte de doentes, não substituindo a utilização de veículos existentes e disponíveis especialmente para esse efeito, nos termos da legislação em vigor.

Este serviço tem algum custo?

  • Não. O atual projeto é de acesso gratuito e universal, sendo contemplados com este projeto apenas marcações para os seguintes atos médicos/assistenciais a realizar no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia: 
    1. Consultas
    2. Exames
    3. Tratamentos
    4. Cirurgias em ambulatório.

A viagem está sempre garantida?

  • Não. A utilização deste serviço está limitada à capacidade funcional do veículo afeto à realização deste projeto, sendo que para cada viagem o preenchimento dos lugares será realizado por ordem de marcação.

É necessário proceder à marcação do Transporte?

  • Sim. Este serviço funciona mediante marcação prévia, para a qual é obrigatória a apresentação de comprovativo da marcação do ato médico/assistencial emitido pelo Centro Hospitalar, bem como do respetivo documento de identificação e de um comprovativo de residência no concelho de Espinho.
 Polo da Divisão de Ação Social da Câmara Municipal de Espinho
      Edifício da Junta de Freguesia de Espinho - Rua 23, n.º 271 | 4500-141 Espinho
 Todos os dias úteis das 9:00h às 13:00h

Horários e frequência do Transporte

  • Por dia serão realizadas 4 viagens, duas de ida no sentido "Espinho – Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho ” e duas de regresso "Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho – Espinho”, por período (manhã e tarde), nos seguintes horários:
Manhã:
Ida: 07h15
Regresso: entre as 13h00 e as 13h10

Tarde:
Ida: 12h30
Regresso: entre as 18h30 e as 18h40

Normas de Funcionamento

  • Consulte aqui as Normas Internas de funcionamento do projeto da Câmara Municipal de Espinho de transporte coletivo de passageiros residentes no concelho para o Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho.
Normas de Funcionamento
Ler mais