Atividades Séniores

Imprimir Partilhar
O Programa de Atividades Sénior, dirigido a pessoas com mais de 55 anos de idade, reformados e residentes no concelho, surgiu como uma resposta da ação social do município com o objetivo de desenvolver a ocupação saudável dos tempos livres da população sénior, bem como promover o convívio e a confraternização entre os/as séniores do concelho.
Saiba mais sobre cada uma das diferentes vertentes do Programa de Atividades Sénior em baixo.

Bailes séniores +55 Espinho

Esta iniciativa pretende criar momentos de convívio que previnam o isolamento e solidão da população idosa do concelho e pretende também, corresponder às expectativas e interesses dos mesmos. Desmistificando a imagem meramente assistencial dos idosos, os Bailes Seniores contribuem para uma vida mais ativa e a criação de laços de amizade entre os seniores. Pretende-se, assim, que a velhice deixe de ser encarada como a retirada da vida social, integrando os mais velhos em programas diversos de lazer que propiciem o seu envelhecimento digno e ativo. 
Os Bailes Séniores surgem devido à necessidade de ocupação dos tempos livres do Idoso, criando um motivo para os mesmos saírem das suas casas e desfrutarem de momentos de lazer e convívio.
Tem uma periodicidade mensal, no 4º domingo do mês, às 15 horas, no Salão Nobre da Piscina Solário Atlântico e conta com música ao vivo e uma tarde de baile e muita animação.

Dia do Consumidor Sénior

A Fundação Cupertino de Miranda e a Direção Geral do Consumidor, desde 2017 promovem uma iniciativa conjunta no mês de março, no âmbito das comemoração do 'Dia Mundial dos Direitos do Consumidor', destinado aos seniores da Área Metropolitana do Porto, com a realização de sessões com carácter formativo e prático.
Esta iniciativa tem como principal objetivo informar os seniores dos seus direitos como consumidores.

Dia Metropolitano dos Avós

A Área Metropolitana do Porto comemora desde 2006, no dia 26 de julho de cada ano, o Dia Metropolitano dos Avós, com a realização de um espetáculo dirigido aos avós oriundos dos vários concelhos da Grande Área Metropolitana do Porto.
Mantendo o seu carácter intermunicipal, de reconhecimento e valorização do papel que este grupo geracional desempenha na comunidade, este evento privilegia a oferta cultural e recreativa dos municípios da AMP, reforçando toda sua a dimensão metropolitana.
Esta atividade tem, como principal objetivo promover as redes de solidariedade e de convívio comunitário, celebrando a experiência de vida dos avós.

Festas temáticas séniores +55

As festas temáticas têm como objetivo assinalar a primavera, o verão, o final do verão, o outono (S. Martinho) e o inverno (Natal).
Estas festas realizam-se nos meses de abril, junho, setembro, novembro e dezembro, nas quais além da música e dança é distribuído um reconfortante lanche alusivo à temática. O espaço também é decorado com o tema em questão.

Termal Sénior 2017

O município de Espinho em parceria com as Termas de S. Jorge, está a proporcionar a todos os seniores do concelho o acesso ao programa "TermalSenior - Saúde e Termalismo.”
O acordo celebrado em março de 2017, visa a promoção da saúde e bem-estar dos cidadãos, e podem-se inscrever através do preenchimento de um formulário no Balcão de atendimento da Ação Social.
Este programa pretende proporcionar condições privilegiadas para uma terapêutica termal de 15 dias, nas Termas S. Jorge, oferecendo aos participantes as condições e ambientes próprios para dedicarem tempo à sua saúde e bem-estar.
Os destinatários deste programa são os séniores com idade igual ou superior a 55 anos, residentes no concelho de Espinho. A nível económico, os inscritos terão a sua inscrição termal oferecida - no valor de 25€ - assim como um desconto de 10% em todos os tratamentos termais do foro terapêutico.

Processo de pré-inscrição
A pré-inscrição deverá ser realizada mediante o preenchimento de ficha de inscrição, que deverá ser levantada e apresentada no Balcão de atendimento da Ação Social, sito na rua 23, nº271, ficando sujeita a confirmação, por parte das Termas S. Jorge, até 48h antes das datas definidas no calendário.

Benefícios
Os inscritos neste programa, que cumpram os requisitos pressupostos, poderão beneficiar das seguintes condições:
  • 10% Desconto nos tratamentos termais;
  • Oferta da inscrição termal, no valor de €25,00;
  • Rastreio nutricional/avaliação de qualidade vida (gratuito);
  • Organização do transporte entre Espinho e as Termas, se necessário.
Aplicação de benefícios
Os benefícios apresentados estão sujeito às condições previamente definidas, no âmbito de um programa terapêutico "cura termal”, com o mínimo de 15 dias de tratamentos.
Estes descontos não são cumulativos com outras promoções ou campanhas.

Calendário termal
As deslocações são asseguradas pelos participantes no programa. No caso de os mesmos necessitarem de transporte de aluguer o município apoia na organização do serviço, ficando os custos à responsabilidade dos participantes.

Consulta e inscrição termal
A inscrição e consulta termal serão realizadas no 1º dia do programa termal. Para tal, os participantes têm que apresentar os seguintes documentos: relatórios médicos e listagem da medicação. Têm ainda que levar fato de banho/calção e touca (expecto para os tratamentos de ORL/vias respiratórias).

Pagamento
O pagamento integral (consulta e tratamentos) e respetiva marcação de técnicas prescritas, pelo médico hidrologista será efetuado, no 1ºdia de tratamento, após a realização da consulta.

Saiba mais sobre o programa TermalSenior - Saúde e Termalismo

Viagens séniores +55

Destina-se a pessoas com mais de 55 anos, reformadas e residentes no concelho.
Pretende proporcionar momentos de lazer e de convívio, dando a conhecer destinos nacionais e internacionais com interesse histórico, cultural e turístico aos idosos do concelho.
O foco desta iniciativa é o bem-estar e a qualidade de vida da população sénior do concelho de Espinho que por isso organiza e apoia estes programas de viagens, tentando satisfazer o interesse e os desejos deste público.
Consulte o guia de Viagens séniores +55 de 2018 (em atualização)

Ler mais