EM ESPINHO
Siga-nos:
Turismo
Estilos Arquitetónicos

Edifício da Padaria AIPAL
Localizado na rua 19, foi construído no ano de 1899. Os pisos superiores são revestidos a azulejo estampilhado. O 3º piso resultou do aproveitamento da cobertura e o rés-chão foi adaptado em 1915 (inscrição num azulejo) ao comércio. Foi edificada uma estrutura em ferro de influência eclética. Revestido com painel de azulejos ao gosto da "Arte Nova".

Edifício da Sapataria Loureiro
Situado na rua 19, este edifício caracteriza-se por ser uma variante com mansarda e ter um remate com platibanda. As caixilharias do rés-chão foram alteradas.

Fosforeira Portuguesa
Edifício situado na rua 20 e construído no século XX. Caracteriza-se por uma arquitetura portuguesa marcada pelo "Estado Novo”.

Sede do S.C.E. e Edifício de Habitação e Comércio.
Construído em 1915, fica situado na rua 8. Dos princípios do século XX, apresenta características de "Arte Nova".

Mansardas
Um pouco por toda a cidade é característico observarem-se edifícios com mansardas. Assim chamadas, por terem sido idealizadas pelo arquiteto François Mansart, são formadas por duas águas quebradas, constituindo quatro planos inclinados, dois a dois. Permitem aproveitar o vão do telhado. As águas superiores, com inclinação comum, formam o telhado. As inferiores, quase verticais, constituem a parede do sótão.


« voltar

© 2017 Câmara Municipal de EspinhoTodos os direitos reservados