EM ESPINHO
Siga-nos:
Escolas de Espinho 1, 2 e 3

Escola da Feira - Espinho 1
Começou a ser edificada no ano de 1903 e teve como arquiteto o notável Adães Bermudes, também autor do projeto da Igreja Matriz de Espinho.

Localizada em frente à Feira Semanal (na altura era quinzenal) foi motivo suficiente para que a escola se denominasse - Escola da Feira.

Durante a sua construção obteve vários apoios da Câmara Municipal, da Paróquia e da Junta de Freguesia de Espinho, que contribuíram para a finalização deste projeto.

Localização: Situada no ângulo das ruas 19 e 22, junto à Câmara Municipal.

Escola da Tourada - Espinho 2

Foi mandada construir pela Câmara Municipal de Espinho e teve subsídios do estado, então monárquico, daí o brasão que ostenta na fachada principal.

O edifício tem o nº 1117 e o acesso às duas salas de aula era feito através de uma escadaria ainda hoje utilizada.

Em 1946 começaram a ser construídos dois novos estabelecimentos escolares, sendo um para rapazes e outro para raparigas. Foram inaugurados em 1948 e localizam-se no quarteirão das ruas 20/22 com as ruas 31/33.

Os edifícios têm dois pisos e cada um comporta duas divisões que totalizam o número de quatro salas amplas.

A entrada principal de ambos os edifícios, que é somente uma, voltada para nascente (rua 22) é ornada com granito arcado que dá mais realce à construção de alvenaria. Cada sala tem três amplas janelas também revestidas com granito. Ainda na frente tem um pequeno pórtico arcado sobre a porta principal onde é hasteada a bandeira nacional no mastro que ali se encontra.

No lado poente dos edifícios existe um pátio coberto que é servido também por uma só porta e onde estão anexados os sanitários e quartos de banho. A envolver os edifícios existe uma área de terreno para recreio.

Espinho 3
Construção dos anos 40, com arquitetura idêntica à escola Espinho 2.

Localização: Situada entre as ruas 32 e 36, junto à Piscina Municipal de Espinho.