EM ESPINHO
Siga-nos:
Edifício da Junta de Freguesia de Espinho

O edifício foi mandado construir entre 1870 e 1883, pelo benemérito "Conde de Ferreira”, integrado no projeto da construção de 120 escolas primárias em todo o país.

Tinha uma planta retangular, uma construção singela, e a fachada do edifício estava colocada numa das extremidades do retângulo (rua 12).

Em 1912, o edifício foi reconstruído e remodelado sob a direção do Arquiteto Avelino Vaz.

O projeto de ampliação e reconstrução da "nova” escola do "Conde de Ferreira” foi uma obra notável enquadrada na arquitetura utilizada na conceção do edifício original. O novo projeto foi uma espécie de arquitetura estilística em que os elementos se integravam harmoniosamente na estrutura e na arquitetura do anterior edifício.

Mas em 1997, devido ao grande estado de degradação do edifício a Câmara de Espinho decidiu recuperá-lo e atribuir-lhe novas funções.

Pelo seu interesse arquitetónico, reconstruíram-se todos os elementos da fachada. A alteração foi feita no interior adaptando-o às valências atuais: Junta de Freguesia de Espinho, Posto de Turismo, Sala de Exposições e também um Auditório.

O projeto de recuperação esteve ao encargo do arquiteto Nuno Lacerda Lopes. A intervenção defendeu duplamente os valores do presente, no que se refere à garantia de funcionalidade, economia e conforto, propondo uma imagem distinta e atual, e os valores do passado, reconhecendo a necessidade na transmissão da história, na manutenção do volume, no uso de materiais e no respeito tipológico. Os elementos antigos foram parte essencial do desenho, que na base da interpretação ou permeabilidade formam um conjunto de referências, que legitimam a nova proposta de espaço e de articulação com as novas e diferentes necessidades.

Em 2002, as instalações foram inauguradas e os serviços ficaram à disposição de todos os espinhenses e dos turistas.

Junta de Freguesia de Espinho
Rua 23 nº 271, 4500-803 / Apartado 89, 4501-908 Espinho